Cotidiano

Rodrigo Nicácio fala sobre medidas que devem ser adotadas nas UPAs

24 abr 2019 às 10:11

Em entrevista para o Jornal Primeira Hora, o diretor técnico do CONSAMU Rodrigo Nicácio conversou com o apresentador Márcio Pina sobre as medidas que devem ser adotadas nas UPAS. 

Rodrigo Nicácio diz que nos últimos 15 dias houve um aumento de mais do que o dobro na demanda pelos acionamentos do SAMU e SIATE e na busca do cidadão pela porta de urgência nas Unidades de Pronto Atendimento. 

Essa superlotação ocorre devido ao grande número de vítimas de acidentes e infecções graves como dengue e H1N1 em Cascavel e região. Sendo assim, tanto UPAs, Hospital Universitário e Hospital São Lucas tem aumentado a procura. 

Segundo o diretor técnico do CONSAMU, um plano de ação já está sendo montado, já que com o inverno, doenças respiratórias e vírus são mais propícios, o que faz o cidadão procurar ainda mais as UPAs. Porém, ele garante que mesmo com melhorias, muitas pessoas procuram as Unidades sem necessidade, sendo situações de baixa complexidade. Na UPA Tancredo Neve, por exemplo, 90% dos casos poderiam ser resolvidos numa UBS. 

“Já temos escalas reforçadas, trabalho realizado pelo secretário Rubens, de mais um médico presente nas unidades nas segundas e terças-feiras”, diz Rodrigo Nicácio. 

Para o diretor, um outro fator de extrema importância, é a conscientização da própria População, principalmente no trânsito. Se os motoristas e pedestres forem mais cuidadosos, menos acidentes acontecem e consequentemente e a procura diminui. 

Mesmo com muitas reclamações, Rodrigo Nicácio diz: “O estado do Paraná está organizado em uma grande rede. Regional, Macro regional e Estadual.” Com a junção dos trabalhos de regulação do SAMU com a nova regulação e a macrorregulação, em fevereiro desse ano, 300 pacientes foram internados. Além disso, o Hospital Universitário de Cascavel é referência para o SUS e possui otimização dos leitos existentes. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá