Cotidiano

Veranista com locomoção reduzida aproveita banho de mar

30 jan 2019 às 12:34

Com dificuldades extremas de caminhar, Débora Leia dos Santos tem tomado pelo menos dois banhos de mar por dia graças às cadeiras anfíbias disponibilizadas no Balneário Caieiras, no município de Guaratuba. Portadora de mielopatia espondilótica cervical, Débora diz que há 9 anos tem se locomovido com ajuda de andador ou de cadeira de rodas. Ela afirma que não fazia ideia de que poderia voltar a tomar banho de mar até usar pela primeira vez o equipamento. “A sensação é de segurança e de alegria intensa”, comemora.

As cadeiras anfíbias fazem parte do projeto Praia Acessível, desenvolvido em parceria pela Sanepar e Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Em praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão disponíveis nove cadeiras anfíbias. Do início da Operação Verão até 25 de janeiro, foram feitos 275 atendimentos a pessoas cadeirantes ou com dificuldades de locomoção. O equipamento permite o banho de mar com segurança e com acompanhamento de equipe treinada.

Além da satisfação por entrar no mar, Débora tem se sentido valorizada. “O atendimento é muito bom. As equipes são muito prestativas, polidas e educadas, o que nos deixa mais à vontade. Se dependesse da vontade deles eu tomaria muitos banhos de mar por dia”, destaca.

Fonte: Leia mais Agência de Notícias do Paraná

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá