Economia

Agricultores temem que geada afete formação de grãos do trigo

11 jun 2018 às 13:52


Uma cultura que gosta desse clima mais frio é o trigo, mas que nos últimos anos vem vivendo altos e baixo. Na região oeste, o trigo ainda é a aposta de muitos produtores e se for pra gear, o pedido é para que seja logo, antes da formação dos grãos.

Na propriedade do Cleverson dal Maso em Corbélia dos 100 alqueires  em 70 o produtor plantou o trigo há 20 dias, já outros 30 alqueires, recebem agora a semente. Entre o soja e o trigo o produtor plantou feijão, ganhou uma safra a mais e consegue ter o trigo em duas fases, e como essa cultura gosta do frio, por enquanto tudo ocorre dentro do esperado. E a torcida é que se for pra gear, o pedido é para que seja logo,antes da formação dos grãos. 

No estado a área de plantio do trigo vem diminuindo desde 2015 e a culpa não e do clima não, para essa safra a estimativa é de 200 mil hectares a menos do que a anterior. O motivo são os custos altos de produção que não são acompanhados pelo preço.

Corbelia ainda assim, na região oeste, que pertence a Seab de Cascavel, a estimativa de colheita é de 456 mil toneladas de trigo, 46 mil a mais do que no ano passado.  O preço agora anima um pouco 46 reais a saca, mas a dúvida é se ele se mantém até a colheita.



Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá