Economia

BRF de Beltrão já paralisou uma linha de abate de perus e iniciou demissões

07 ago 2018 às 10:55

Desde a semana passada, funcionários que trabalhavam na linha de abate dos chamados perus fêmeas estão sendo dispensados pela Brasil Foods de Francisco Beltrão. Esta linha produzia os perus menores; outra, que atua no abate de perus grandes — tipo exportação — deve começar as rescisões de contratos nesta semana e será totalmente paralisada até o dia 17.


Ao todo, 1.050 funcionários trabalham nas duas linhas, mas nem todos devem ser demitidos. O JdeB já apurou que uma nova linha para abater frangos maiores começará a funcionar na unidade beltronense, o que garantirá cerca de 200 empregos. Esta linha deve começar a funcionar ainda este ano e os funcionários que serão mantidos ficarão em lay-off (dispensa temporária) ou férias. Uma parte dos empregados será remanejada para outras funções ou unidades, conforme a disponibilidade, o que deve reduzir o impacto de desempregados devido ao fim do abate de perus.

Acordo coletivo foi firmado
Os funcionários dispensados estão recebendo todas as garantias legais e ainda alguns benefícios adicionais, negociados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação. Uma decisão da Justiça do Trabalho determinou que a BRF e a subsidiária SHB fizessem as demissões somente após um acordo coletivo ser firmado com a entidade que representa a categoria.


“Depois disso, conseguimos negociar uma bonificação maior para os funcionários demitidos, que eles continuassem usufruindo por mais 150 dias da loja de produtos da BRF e que, em casos de mais pessoas de uma mesma família trabalhando, ao menos uma fosse mantida para que estivessem atendidos pelo plano de saúde, mesmo como beneficiários”, explica a presidente do Sindicato, Leonete dos Santos Ventura.

Até 60 demissões por dia
Cerca de 40 a 60 empregados estão sendo dispensados todos os dias pela companhia e todas as rescisões de contrato são homologadas pelo Sindicato. “Estamos buscando orientar quem nos procura, ajudar no que compete à nossa entidade”, conclui Leonete.


Além de Francisco Beltrão, a unidade da BRF de Mineiros (GO) está suspendendo o abate de perus após o embargo europeu à vários frigoríficos brasileiros. A produção deste tipo de ave será concentrada na unidade de Chapecó (SC).

Leia mais em Jornal de Beltrão

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá