Economia

Carne bovina tem alta no preço e consumidores sentem impacto financeiro

20 nov 2019 às 20:06

Problemas no campo, aumento das exportações, ou simplesmente a lei da oferta e procura. O fato é que o preço da carne bovina não para de subir, e o consumidor já percebeu. Segundo os pecuaristas, a tendência de alta deve continuar até o fim do ano.

Desde meados de outubro a carne está em alta. A arroba do boi subiu de R$ 150 para R$ 200. Mudanças no mercado e problemas na produção explicam os preços mais caros. A falta de pastagens é um dos motivos. Neste ano o país enfrentou uma seca que comprometeu as criações. Uma outra razão é o aumento das exportações. A China é a principal compradora e sofreu uma queda na produção de suínos devido a um vírus. O país oriental importou quase 320 mil toneladas de carne vermelha em 2019.

A época do ano é ainda tem mais um fator que mexe com os preços. O brasileiro come mais carne nesses últimos meses, perto do período de festas. O açougue, por exemplo, vende quatro vezes mais. E como a procura aumenta muito, a tendência é que o valor continue subindo. A alta na carne vermelha já refletiu nos preços de outras proteínas: a suína registrou aumento de 5%.

Reportagem: Heloísa Pedrosa

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá