Economia

IPEM fiscaliza possíveis irregularidades em produtos de Páscoa

15 abr 2019 às 19:55

O Instituto de Pesos e Medidas, Ipem, está analisando produtos de Páscoa que possam conter irregularidades. A orientação para o consumidor é que pese o produto no mercado, no ato da compra.

O teste é para conferir se as informações da embalagem são verdadeiras. Na fiscalização do Ipem, 13 amostras são pesadas. No caso dos peixes congelados, o risco do peso não corresponder é maior. Mais de 5 mil produtos de páscoa foram vistoriados. E o Ipem recolheu para o exame oficial amostras de 21 mercados da cidade. Além dos pescados, ovos de páscoa, chocolates, colombas pascais. Até agora mais de 450 produtos passaram pela balança.

As empresas estão mais atentas: os fiscais do Ipem contam que o número de irregularidades nos produtos tem caído nos últimos dois anos. Até agora, apenas 3 produtos foram reprovados – entre os produtos com peso abaixo do indicado estavam uma colomba pascal, um atum e posta de tilápia.

As multas para as empresas podem variar de R$ 100,00 a R$ 1 milhão e meio de reais. Entre os produtos com peso abaixo do indicado estavam uma colomba pascal, um atum e posta de tilápia.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá