Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alunos de universidades estaduais podem se inscrever em disciplinas de pós

20/02/24 às 16:51 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Estudantes e professores de cursos de pós-graduação das universidades estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e Oeste do Paraná (Unioeste) podem se inscrever em disciplinas transversais promovidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos irão abordar temas pertinentes a diferentes áreas do conhecimento e serão ofertados exclusivamente na modalidade remota. As matrículas seguem abertas até 4 de março.


O projeto é coordenado pela UFPR, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e desenvolvido em parceria com mais oito instituições públicas paranaenses, incluindo as demais universidades estaduais. As disciplinas contam com professores colaboradores e convidados dessas e de outras instituições de ensino, com o objetivo de favorecer a integração e a troca de experiências entre os diversos programas de pesquisa.


Atualmente, a iniciativa é composta por nove disciplinas distribuídas nos dois semestres letivos. No primeiro semestre serão ofertadas as disciplinas de Metodologia de Pesquisa Científica, Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, Inovação e Empreendedorismo e Divulgação Cientifica e Popularização da Ciência.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


Serão abordados pelas disciplinas, entre outros conteúdos, questões fundamentais da pesquisa científica, técnicas e critérios para a produção de trabalhos acadêmicos, noções de estatística, métodos descritivos de visualização de dados, modelos estatísticos, fundamentos de economia, ferramentas de inovação, fundamentos de marketing, conceito de divulgação científica, comunicação pública da ciência e noções para a produção de conteúdos.


Acadêmicos vinculados à UEM, à UEPG e à Unioeste devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação de cada universidade e solicitar a matrícula na disciplina. As aulas serão ministradas ao vivo, de forma síncrona, com registro de presença na plataforma Moodle, da UFPR. A equivalência dos créditos das disciplinas não ocorre automaticamente. É necessário que o estudante solicite o aproveitamento, podendo ser utilizado para equivaler uma disciplina da grade convencional, a critério do colegiado do programa de pesquisa.


Criado em 2017 com apenas a disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês e um total de 520 vagas nas modalidades remota e presencial, o projeto oferece, atualmente, vagas ilimitadas em função do modelo exclusivamente online.


Serviço:

Projeto Disciplinas Transversais – 1º Semestre de 2024

Inscrições: até 4 de março

UEM

Responsável: Luciane Menchon Moura (agente universitária)

Telefone: (44) 3011-4364

E-mail: [email protected]

UEPG

Responsável: José Danilo Szezech Junior (diretor de Pós-Graduação)

Telefone: (42) 3220-3789

E-mail: [email protected]

UNIOESTE

Responsável: Larissa Inês Squinzani (técnico administrativo)

Telefone: (45) 3220-3039

E-mail: [email protected]

© Copyright 2023 Grupo Tarobá