Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Avança a instalação de canteiros da obra da ponte Guaratuba-Matinhos

18/11/23 às 09:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, avança nos serviços da nova Ponte Guaratuba-Matinhos e seus acessos, no Litoral. Está em andamento desde 27 de outubro a instalação do canteiro industrial e do canteiro administrativo, ao lado do ferry boat, na margem de Guaratuba.


Eles contemplam várias etapas ambientais e de engenharia, que acontecem de forma simultânea, como a supressão vegetal e o manejo de fauna, tarefas que abrem os terrenos para construção dos canteiros.


Também está em andamento a instalação dos tapumes; a execução dos novos acessos aos portos 1 e 2; e a execução das sondagens mistas e a trado. De acordo com o assessor do diretor-presidente do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, engenheiro fiscal da obra, os trabalhos estão correndo dentro do prazo para que seja cumprido o cronograma estipulado até a entrega da ponte.

Leia mais:

Imagem de destaque
INQUÉRITO CONCLUÍDO

Três pessoas são indiciadas em caso de desabamento de laje de supermercado

Imagem de destaque
AJUDA AO RS

Aviões do Paraná levam veterinários, medicamentos e internet ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
REFORÇO NA SEGURANÇA

Paraná envia policiais militares para auxiliar o Rio Grande do Sul na coibição de crimes

Imagem de destaque
SEIS DIAS DE OPERAÇÃO

Forças de salvamento do Paraná já resgataram 857 pessoas no Rio Grande do Sul


“A importância de respeitar as etapas está ligada diretamente ao cronograma da obra, como evitar atrasos com retrabalhos que impactam no resultado final do projeto. Estamos seguindo o plano para entregar dentro dos 24 meses”, destaca o engenheiro.


Fernandes explica, ainda, que as modificações realizadas no acesso de Guaratuba, no desembarque do ferry boat, foram necessárias para ampliar e melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, pois o canteiro industrial interrompe o acesso ao porto 1. “Para não limitar o acesso aos dois portos criamos um desvio que vai contornar o canteiro e atender aos desembarques de forma segura e facilitada, principalmente na alta temporada”, revela.


Além disso, as sondagens mistas e a trado também se fazem necessárias para entender a resistência do terreno, com a coleta de amostras que indicam a profundidade e qualidade do subsolo. “Os resultados revelam ao projetista que calcula o tipo de pavimento e a espessura a ser utilizada para não comprometer a qualidade da obra”, explica o engenheiro fiscal.


Outra atividade em andamento é a construção do canteiro administrativo, para receber as equipes que vão operar a obra no dia a dia até a sua conclusão. Cerca de 50 empregos diretos e indiretos estão ocupados pelas equipes construtiva e administrativa, além de biólogos e engenheiros ambientais.


Na sequência, já estão programadas novas atividades que vão fazer parte da rotina do empreendimento, como a chegada das balsas de apoio e também dos maquinários para iniciar a concretagem das vigas que vão sustentar a ponte.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá