Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Baderna tira sono de moradores da avenida Higienópolis

11/12/17 às 11:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste fim de semana, a equipe da TV Tarobá acompanhou junto com os moradores do jardim Higienópolis a baderna em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, que se torna palco de verdadeiras baladas a céu aberto. Conseguir cochilar é um luxo na região e fica mais difícil em uma sexta-feira. Por volta das 22h, o movimento de jovens na avenida Higienópolis começa a aumentar. O consumo de bebidas é intenso. E o volume do som vai subindo cada vez mais. "Na verdade, todos os dias da semana temos esse problema. Diariamente enfrentamos a perturbação do sossego e essa poluição sonora", relata a dentista Tânia Soares. 

Dona Dilza e o marido não conseguem nem ouvir a televisão. O barulho contínuo e constante está castigando. "Acordamos várias vezes durante a madrugada e meu marido já passou de 81 anos, tem diabetes alta e de acordo com a intensidade do barulho, ele fica mais nervoso e ansioso. Isso faz com que a glicose aumente e precise tomar mais remédios", afirma Dilza César. 

Idosos, jovens e crianças sofrem com a poluição sonora e com o desrespeito. A Cristiane e o André tem uma filha de 12 anos que é autista. A menina precisa tomar remédios para dormir. O casal já instalou portas anti-ruído, mas o barulho é só o primeiro problema. "Quando passo na rua com a minha filha, sentimos muito mau cheiro, porque as pessoas urinam ali embaixo. Esse é um dos grandes problemas", conta a dona de casa Cristiane Divino. 

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Quarta parcela do IPVA para veículos com placas 7 e 8 vence nesta segunda-feira

Imagem de destaque
AMPLIAÇÃO

Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu

Imagem de destaque
CONFIRA

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

O som alto e a bagunça duram a madrugada toda, às vezes vão até as 7h. Os moradores do prédio ao lado do local onde acontecem os encontros entre jovens tentam acordo há mais de 10 anos para solucionar o problema. E agora esperam que os vereadores aprovem uma lei que proíbe a venda e o consumo das bebidas alcoólicas nas ruas. Os vizinhos que moram em casas térreas nem querer se identificar por medo. Eles convivem cara a cara com o desrespeito. "Tem gente que vomita dentro do meu jardim, deixa agulhas para injetar drogas, roupas íntimas no meu quintal e fazem sexo em frente ao portão", diz uma das moradoras. A Polícia e a Guarda Municipal passam pela Higienópolis com certa frequência, mas a intimidação dura pouco.

Se a lei for aprovada, as pessoas flagradas consumindo álcool em vias públicas poderão ser multadas em R$ 500. As que estiverem vendendo clandestinamente pagarão multa de R$ 1 mil. A fiscalização seria feita pela Guarda Municipal. A professora Vera lembra que quando a lei antifumo foi aprovada, muitos acharam que seria difícil fiscalizar. Três anos depois, o respeito se tornou hábito. "As pessoas começam a se conscientizar e começam a chamar a atenção de seus filhos para que isso não aconteça mais. Só queremos paz", pede. 

(Colaboração Lívia Oliveira/TV Tarobá)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá