Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Calendário do IPVA 2024 encerra nesta quinta-feira com 5ª parcela de veículos de placas 9 e 0

22/05/24 às 17:17 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 para veículos com placas terminadas em 9 e 0 vence nesta quinta-feira (23). A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná lembram os contribuintes da importância de observar os prazos de vencimento, que variam conforme o final da placa do veículo.


As guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos correios, e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las exclusivamente através dos canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, e o Portal de Pagamentos de Tributos.


OPÇÕES DE PAGAMENTO – Uma forma prática de pagar o IPVA é via pix, por meio do QR Code impresso na guia de recolhimento. Este método é aceito por mais de 800 instituições financeiras e o pagamento é compensado em até 24 horas. Ele pode ser realizado pelos canais digitais dos bancos, mesmo aqueles sem convênio com o Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO ESTADO

Boletim Agrometeorológico de maio indica excesso de chuvas no Sul e escassez no Norte

Imagem de destaque
ENTENDA

Novo projeto de lei quer criar rede de atendimento contra uso de drogas

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Homem rouba 17 camisas do Paraná Clube em loja oficial de Curitiba

Imagem de destaque
A PARTIR DE OUTUBRO

Aeroporto Afonso Pena terá voo direto para Lima, no Peru


Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, com a opção de parcelamento em até 12 vezes, sujeito à cobrança de juros pelas emissoras dos cartões. A tabela de taxas está disponível AQUI.



ALÍQUOTA – No Paraná, a alíquota do IPVA é de 3,5% para carros e motos e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou movidos a gás natural (GNV). Os veículos tributados são aqueles fabricados nos últimos 20 anos. Algumas categorias, como ônibus de transporte público e veículos de pessoas com deficiência, têm isenção. O IPVA é uma das principais fontes de receita do Estado, com 50% da arrecadação destinada aos municípios.


ATRASO – A multa por atraso no pagamento é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.


SITES FALSOS – A Secretaria da Fazenda alerta sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. Recomenda-se que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites do Governo do Estado, com endereços terminados em “pr.gov.br”, ou através dos aplicativos da Receita Estadual e do Detran, que oferecem formas seguras de pagamento.


Confira o calendário da última (quinta) parcela do IPVA 2024, que vence em maio:


FINAL DE PLACA


1 e 2 – 17/05 (vencida)

3 e 4 – 20/05 (vencida)

5 e 6 – 21/05 (vencida)

7 e 8 – 22/05

9 e 0 – 23/05

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá