Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis, é o novo roteiro religioso do Paraná

21/02/24 às 09:51 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná ganhou um novo roteiro do turismo religioso. Lançado neste mês em Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, o Caminho de São Miguel Arcanjo reúne fé, cultura, história e muitas belezas arquitetônicas e naturais. O trajeto, de 122 quilômetros de extensão, sai do Centro da cidade e passa por 24 comunidades rurais e 24 igrejas, além de atrativos naturais, culturais e pontos de apoio para o peregrino.


A rota, que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas (Rede Trilhas), está sendo estruturada há cerca de dois anos e foi organizada para ser percorrida a pé, de bicicleta e até mesmo de automóvel. A exemplo do tradicional Caminho de Santiago de Compostela, o peregrino recebe um passaporte, que pode ser carimbado em 24 pontos ao longo das oito etapas da rota.


Conhecida como a cidade que abriga a maior comunidade ucraniana no Brasil, 16 templos da rota são da Igreja Ucraniana, com arquitetura bizantina. O caminho também passa por outras igrejas católicas, de arquitetura latina, uma luterana, pelo túmulo da Serva de Deus Irmã Anatólia Bodnar, museus, orquidário, mirantes e cachoeiras, fazendo jus a outro título que a cidade carrega, o de Terra das Cachoeiras Gigantes. Todas as etapas do roteiro podem ser conferidas AQUI.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


Prudentópolis é também reconhecida como a Capital da Oração do Estado do Paraná, devido às mais de 100 igrejas construídas na cidade. Foi justamente a lei que concedeu esse título que incentivou o município a criar o Caminho de São Miguel Arcanjo, com o objetivo de fazer do roteiro de fé e peregrinação também uma alternativa para a geração de emprego e renda na cidade, principalmente na área rural.


“Já tínhamos o desejo de criar uma rota do turismo religioso, que já era explorado aqui na cidade porque temos algumas peculiaridades, com as igrejas ucranianas e latinas muito próximas nas comunidades”, explica a secretária Municipal de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim. “A prefeitura, três paróquias da cidade e os museus abraçaram a causa e nós estruturamos o caminho, criamos o site e organizamos as comunidades para receber os peregrinos”.


Ela destaca que a ideia foi criar roteiros alternativos juntamente aos atrativos já conhecidos da cidade. “A rota vai trazer muitos benefícios para a área rural do município, porque o peregrino vai precisar pernoitar, vai precisar de um espaço para montar sua barraca, um lugar para fazer uma alimentação. A ideia é justamente ajudar essas comunidades a obter renda e gerar empregos”, diz.


Para Eliseu Rocha, coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Governo do Paraná, esse novo roteiro consolida ainda mais o segmento. "O turismo religioso é um trabalho construído pela troca de experiências, de maneira coletiva, o que ajuda os nossos municípios e valoriza a história dos nossos monumentos", afirma.


O casal Kelly Julliane Ribeiro e Marcelo Artungui são de Prudentópolis e foram os primeiros peregrinos a percorrer os 122 quilômetros do caminho. O passeio de três dias também foi um momento especial para os dois, já que Marcelo pediu Kelly em casamento na porta da Igreja de São Miguel Arcanjo.


Para Kelly, o desafio físico foi importante para despertar ainda mais sua espiritualidade e autoconhecimento. “A experiência foi desafiadora e encantadora, um caminho de tirar o fôlego, literalmente”, conta. “Muitas serras, pedras soltas, o calor, a poeira e a distância exigiram muito do corpo físico, mas o caminho é marcado por belas igrejas, atrativos naturais e paisagens lindas. A natureza de uma beleza ímpar, as cores do dia amanhecendo, o canto dos pássaros, tudo isso vai nos fortalecendo, juntamente com a fé e o amor que carregamos no coração”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá