Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa na segunda-feira

24/05/24 às 19:50 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite do Ministério da Saúde acontece entre 27 de maio e 14 de junho, com imunização em todo o Paraná – 8 de junho será o Dia D de mobilização estadual. Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a doença. As doses estarão disponíveis a partir de segunda-feira (27) nas mais de 1.850 salas de vacinação em todos os 399 municípios.


Os municípios terão autonomia para definir a estratégia mais adequada para a mobilização da imunização, de acordo com a realidade local.


No Paraná, a expectativa é que 717.915 crianças menores de cinco anos recebam a dose. Aquelas menores de um ano (139.732) deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP). As crianças de um a quatro anos (578.183) devem ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP.

Leia mais:

Imagem de destaque
LITORAL

Estado publica edital da duplicação de 12,8 km entre Guaratuba e Santa Catarina

Imagem de destaque
LICITAÇÃO

Edital publicado: duplicação entre Guarapuava e Turvo terá investimento de R$ 328 milhões

Imagem de destaque
INOVA PORTOS

Portos do Paraná abre inscrições para maior evento sobre inovação portuária do País

Imagem de destaque
POLICIAL

PCPR mira grupo criminoso envolvido em fraudes contra seguradoras, furtos e receptação


As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a poliomielite, a VIP é injetável, com três cepas, poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, polivírus 1 e 3. Esta será a última campanha de vacinação contra a poliomielite com a vacina oral.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como objetivos conter o risco de reintrodução do poliovírus, alcançar alta e homogênea cobertura vacinal e manter o País livre da doença, uma vez que recebeu a classificação de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), em 2023.


Para essa classificação foram considerados o desempenho das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas (PFA), entre outros.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá