Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cataratas do Iguaçu receberão 1.500 trabalhadoras em ação do Dia Internacional das Mulher

06/03/24 às 09:28 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O Parque Nacional do Iguaçu, localizado na fronteira entre o Brasil e a Argentina, será o destino de 1.500 trabalhadoras da limpeza que estão preparando-se para viver um Dia Internacional da Mulher inesquecível. Elas visitarão pela primeira vez as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, no sábado, dia 9 de março.


Mais de 90% do grupo de mulheres conhece a paisagem das Cataratas do Iguaçu apenas pela televisão. A iniciativa é conduzida pela Feaconspar-PR e Siemaco (Federação e Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação), contando com o apoio da concessionária Urbia Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu, ICMBio, Prefeitura de Foz do Iguaçu, e o patrocínio da Itaipu Binacional, maior hidrelétrica do mundo.


Para comemorar o Dia Internacional da Mulher em Foz do Iguaçu, milhares de trabalhadoras, de todo o Paraná, viajarão até 15 horas de ônibus, como é o caso das moradoras de Paranaguá, que percorrerão 725 quilômetros de estrada, de uma ponta a outra do estado, até chegar ao Parque Nacional do Iguaçu.

Leia mais:

Imagem de destaque
CURSO DE MANEJO

IAT vai promover ações para preservação dos jacarés-de-papo-amarelo na Ilha do Mel

Imagem de destaque
DIFERENÇA POSITIVA

Superávit orçamentário do Paraná cresceu 1.553% de 2019 a 2023, aponta balanço da Sefa

Imagem de destaque
NOVAS METAS

Paranaprevidência celebra 25 anos com patrimônio de R$ 10,2 bilhões e 134 mil beneficiários

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná


Roteiro especial em Foz do Iguaçu – Depois do passeio, o grupo seguirá ao hotel Grand Carimã onde haverá atendimento jurídico, médico, orientação para qualificação profissional e encaminhamento de emprego para o setor, tudo gratuito. À noite, a programação estará composta por palestras, sorteios e baile. Domingo (10) após o almoço, elas retornarão aos seus lares.


Sobre o evento – O Dia Internacional da Mulher Siemaco e Feaconspar é reconhecido como o maior evento de trabalhadoras do Brasil em homenagem à data. Essa é uma edição especial do evento, que neste ano completa 30 anos. “O nosso objetivo é valorizar as trabalhadoras com um dia especial e chamar atenção da sociedade para a importância do setor e destas profissionais, mas muitas vezes invisíveis”, explicou Manassés Oliveira, presidente da federação.


Na primeira edição, 35 trabalhadoras foram para Vila Velha, em Ponta Grossa, e em outra oportunidade foi realizado um passeio de trem para Morretes, também no Paraná. O evento cresceu, o grupo se multiplicou e, em todas as demais datas, até o ano de 2023, o encontro aconteceu em Praia de Leste, no litoral do estado paranaense.


Quem são elas – O setor de asseio e conservação no Paraná engloba mais de 80 mil trabalhadores, predominantemente mulheres, muitas delas chefes de família. Apesar de receberem um dos maiores pisos salariais para suas funções no Brasil, a baixa remuneração ainda limita o acesso a atividades de lazer e espaços turísticos, embora muitas dessas profissionais desempenhem papel essencial na higienização desses ambientes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá