Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Centros de Atenção Psicossocial estão na mira do MP em Londrina

25/04/19 às 22:36 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Duas unidades do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial - a que atende crianças e a outra para dependente químicos, estão na mira do Ministério Público. A promotoria dos direitos à saúde cobra da prefeitura a ampliação do horário de funcionamento e questiona o baixo número de pacientes atendidos.

Crianças com transtornos psiquiátricos são atendidas no CAPS infantil na Vila Nova. Mas as portas só ficam abertas em dias úteis e horário comercial. Não existe pronto atendimento especializado para essa idade. O Ministério Público cobra da Secretaria de Saúde ampliação dos horários até que se tenha oferta 24h. O MP também quer atendimento 24 horas para dependentes químicos. O CAPS AD, Centro de Atendimento Psicossocial Álcool Drogas, fica no Conjunto Milton Gavetti, na zona norte, e também é limitado ao horário comercial, apenas durante a semana. Em caso de crise de abstinência, por exemplo, eles só podem ser atendidos no pronto-socorro de pacientes psiquiátricos, no Alto da Boa Vista. 

O MP questiona o número considerado pequeno de atendimentos familiares a dependentes químicos: foram 197 nos quatro primeiros meses do ano. Os atendimentos domiciliares somaram 43. De acordo com uma pesquisa feita pela promotoria em parceria com universidades de Londrina mostrou que a população de rua da cidade é composta por mil pessoas quase todas dependentes de álcool e outras drogas. O secretário municipal de saúde alega que tanto o CAPS Infantil quanto o CAPS AD em Londrina são nível 2 e não comportam leitos de internamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Vence nesta terça-feira a quarta parcela do IPVA para veículos com final de placa 9 e 0

Imagem de destaque
PARANÁ

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Quarta parcela do IPVA para veículos com placas 7 e 8 vence nesta segunda-feira

Seria necessário reivindicar ao Ministério da Saúde a construção de uma unidade nível 3. O município, no entanto, teria de dar uma contrapartida ao projeto e como tratar equipes de profissionais especializados. A gestão passada chegou a solicitar a ampliação, mas não pode implementar o projeto por falta de recursos. O atual secretário pretende recomeçar o processo.

Reportagem: Lívia de Oliveira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá