Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Clínica de Fisioterapia da Unioeste realiza 400 atendimentos por mês na área de pediatria

20/03/24 às 10:27 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Clínica Escola de Fisioterapia e o Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) realizam em torno de 400 atendimentos ao mês na área pediátrica, de crianças de 0 a 12 anos, em Cascavel. Os pacientes são encaminhados pela UTI Neo Natal do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Sistema único de Saúde (SUS).


O atendimento é feito conforme a necessidade das crianças, por meio de uma abordagem multidisciplinar. Entre as ações estão avaliação motora de prematuros, monitoramento da escala motora infantil e do perfil sensorial infantil, orientação aos pais e cuidadores e encaminhamento para especialidades clínicas, conforme necessidade.


A docente e fisioterapeuta Carmen Lucia Rondon Soares explica que a equipe realiza, principalmente, um atendimento de estimulação neuropsicomotor, necessário ao desenvolvimento da criança. No que diz respeito aos bebês prematuros, a profissional ressalta a importância desse trabalho em conjunto com o HUOP para dar todas as condições de desenvolvimento aos novos cascavelenses e pequenos de outras cidades da região.

Leia mais:

Imagem de destaque
AJUDA HUMANITÁRIA

Campanha de doações do Estado já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

TCU conhece ferramentas do Paraná para promoção do desenvolvimento urbano

Imagem de destaque
PROGRAMA NACIONAL

476 pessoas privadas de liberdade tiveram documentos regularizados no Paraná

Imagem de destaque
TEMPO

Inmet emite alerta amarelo para queda de granizo e alagamentos no Paraná


Os espaços também fornecem meios auxiliares de locomoção (cadeiras de rodas, muletas, andadores, cadeiras motorizadas e próteses baixa e média complexidade) e órteses.


A equipe é formada pelas docentes Carmen Lucia Rondon Soares, Helenara Salvati Moreira, Marilu Mattéi Martins, Maria Goreti Bertold e pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unioeste, bem como profissionais da área de fonoaudiologia, enfermagem e ortopedia. 


A vendedora Jéssica de Araújo, 26 anos, disse que o atendimento da filha Eloá, que nasceu com apenas 26 semanas de gestação e ficou meses na UTI Neonatal do HUOP, foi essencial para a sua sobrevivência. “Eu venho duas vezes por semana. Se não fosse o atendimento do HUOP e da Fisioterapia, ela não teria sobrevivido”, afirma.


O curso de Fisioterapia existe desde 2001 e a clínica desde 2010. Ela permite aos alunos colocar o ensino em prática e atender a comunidade. O Centro de Reabilitação Física abrange basicamente todas as áreas da Fisioterapia, como ortopedia, neurologia, pediatria, geriatria, cardiologia e pneumologia. A estrutura conta com várias salas de atendimento das diversas áreas divididas em dois andares, salas de aula, laboratórios e uma piscina para o atendimento da hidroterapia. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá