Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com aumento das certificações ISO 9001, Tecpar fortalece a qualidade das empresas

06/03/24 às 16:56 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Com o mercado cada vez mais exigente, o número de empresas que buscam obter a certificação ISO 9001 tem aumentado nos últimos anos. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2022 foram emitidos 4.330 certificados deste tipo dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). No ano passado, o número de certificações chegou a 5.277, o que representa um aumento de quase 22%.


Referência nacional em certificação de sistemas, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é acreditado pelo Inmetro para certificar o Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001 em organizações em todo o País. Atualmente, há 197 empresas brasileiras com certificados válidos emitidos pelo Tecpar.

O gerente do Tecpar Certificação, Fabio Corrales, explica que a ISO 9001 é a norma internacional mais utilizada mundialmente, sendo a referência para gestores que buscam melhorar o desempenho e os resultados de seus negócios.

Leia mais:

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto

Imagem de destaque
CONFIRA

Psicanálise no teatro, Titãs, Brutas no MAC-PR e Cinema na Praça estão na agenda cultural

Imagem de destaque
DENGUE

Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná


“Este reconhecimento é buscado por instituições de diversos segmentos, desde grandes corporações industriais até microempresas. É uma forma de o Tecpar apoiar empreendedores e empresários a superar os desafios relacionados com a gestão da qualidade dos seus processos, com impacto direto em seus produtos e serviços”, pontua.


QUALIDADE CERTIFICADA – Cliente do Tecpar Certificação desde 2001, a Colorfix Masterbatches é uma das organizações que renovaram a certificação ISO 9001 em 2023. A empresa paranaense tem matriz em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e unidades em São Caetano (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE).


A sócia da Colorfix, Judi Fardo de Lucena, conta que a direção da empresa esteve sempre envolvida e comprometida com a implantação do sistema, tornando o processo mais seguro e eficaz. Para ela, a certificação é uma aliada da empresa na área comercial, pois se torna um diferencial para a escolha dos clientes, contribuindo para a fidelização e expansão dos negócios.


“Com a certificação ISO 9001 a empresa consegue uma padronização dos processos agregando repetibilidade e confiabilidade aos resultados, atingindo os clientes e fornecedores internos e indiretamente os clientes e fornecedores externos”, afirma.


Segundo Judi, o fato do Tecpar ser uma empresa sólida, reconhecida no mercado e estar próxima fisicamente da Colorfix, foram diferenciais que pesaram na escolha. “O Tecpar sempre apresentou imparcialidade, confiabilidade e profissionalismo nos serviços prestados. Além de oferecer profissionais capacitados, a cada auditoria realizada obtivemos contribuição para a melhoria contínua de nossos processos e performance de nossa equipe”, salienta.


Ela cita algumas melhorias implementadas, como a criação de um departamento específico para o sistema de gestão da qualidade, a realização anual de auditorias internas e novas ferramentas da qualidade para apoiar todo o processo.“A gestão se tornou mais proativa e cooperativa e os novos colaboradores são treinados já na integração, antes de iniciarem suas atividades, para manter o aculturamento do sistema”, conta.


PRAZOS – O prazo médio para a implementação da norma é de seis meses, mas pode variar conforme o porte e segmento da empresa, número de funcionários, comprometimento da direção, entre outros itens. É importante que todos os colaboradores estejam envolvidos e engajados em busca da conquista da certificação.


A ISO 9001 tem validade de três anos. Após esse período a empresa passa por nova auditoria de certificação, chamada de recertificação. A auditoria vai verificar as melhorias realizadas no período e de que forma o Sistema de Gestão da Qualidade evoluiu.


TIPO EXPORTAÇÃO – A qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um quesito que pesa muito na avaliação de um importador. Nesse sentido, a implementação ISO 9001 facilita as transações comerciais e traz credibilidade para empresas que querem inserir seus produtos no mercado internacional.


“A implementação da norma contribui para o atendimento de exigências técnicas e garante a conformidade da gestão da qualidade dos processos e serviços que serão exportados. Com isso, a organização aumenta sua competitividade e tem acesso a mercados ainda mais exigentes”, reforça o gerente do Tecpar Certificação.


ETAPAS – O primeiro passo para implementar os requisitos exigidos pela ISO 9001 é fazer um diagnóstico do sistema de gestão da qualidade da empresa, levantando os pontos de melhoria e necessidades. Em seguida, deve ser feito o planejamento do sistema a ser implantado, com a adoção dos requisitos exigidos pela norma NBR ISO 9001:2015.


“Depois dessas etapas, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que fará auditorias para verificar se a norma foi implantada adequadamente. Se todas as exigências forem atendidas, o certificado é concedido”, explica Corrales.


OUTRAS CERTIFICAÇÕES – Além da certificação ISO 9001, o Tecpar também certifica os seguintes sistemas: de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001); de Gestão da Qualidade para Empresas da Construção Civil (PBQPh); de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001); de Gestão de Segurança Viária (ISO 39001), além da Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário).

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá