Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com mais soldados e desafios, Bombeiros tiveram aumento de 9% nos atendimentos

11/01/24 às 15:00 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

De janeiro a dezembro de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) registrou um aumento de 9% no número de ocorrências, com 9.488 atendimentos a mais em relação ao ano anterior. A quantidade de acionamentos dos serviços da corporação em todo o Paraná passou de 104.793, em 2022, para 114.281 em 2023. Os casos envolvem afogamentos, incêndios, acidentes e desastres naturais.


Também no ano passado foram incorporados 400 novos soldados bombeiros militares à corporação, após concurso público realizado pelo Governo do Paraná e conclusão do curso de formação. E há expectativa de contratação de mais 130 a partir de um concurso que deve ser realizado neste ano. Outras conquistas foram as novas sedes de Foz do IguaçuIvaiporã e Colombo.


“Esses números mostram que o nosso planejamento está voltado às situações de alto risco que estão acontecendo hoje, não somente no Paraná, mas no Brasil e no mundo. Há uma tendência de aumento na quantidade de desastres, devido às mudanças climáticas, e o Corpo de Bombeiros percebe isso na prática, com o aumento de ocorrências”, explicou o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENCHENTES

Paraná arrecada doações para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
AUMENTO

Com 36 mil vagas, Paraná liderou contratação de jovens no 1º trimestre na região Sul

Imagem de destaque
NATUREZA

Paraná tem 55 mil hectares em Reservas Particulares de Patrimônio Natural

Imagem de destaque
APOIO NAS CHUVAS

Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul


“Planejamento é fundamental para o Corpo de Bombeiros, para que a gente tenha a visão de que, com as ocorrências aumentando, nós temos que ter um aumento do nosso efetivo, empregando ele de forma mais adequada”, disse o coronel. “Hoje nós estamos passando por uma reformulação: estamos diminuindo a carga administrativa e focando nas questões operacionais do bombeiro, para poder ter uma melhoria na escala de serviço dos nossos homens e automaticamente uma ampliação dos serviços prestados à comunidade”.


TRÂNSITO – A maior parte das ocorrências se refere a acidentes de trânsito, que representam cerca de 38,4% das atuações do efetivo. Foram 43.924 situações atendidas pelos bombeiros paranaenses em 2023, um aumento de 2,7% em comparação com 2022 (42.770).


Em 2023, foram adquiridas quase 400 motosserras de alto desempenho, 71 almofadas pneumáticas importadas da Eslovênia usadas para levantar e estabilizar veículos, e 57 desencarceradores austríacos para livrar vítimas presas nas ferragens em acidentes automobilísticos e em estruturas colapsadas. O Siate também recebeu 60 novas viaturas.


O Corpo de Bombeiros também é o responsável pelo atendimento pré-hospitalar, no qual é feito o primeiro socorro a pacientes que precisam de ajuda médica e o encaminhamento a hospitais, quando necessário. Esse tipo de ocorrência representa em torno de 31,2% das operações de campo realizadas pela instituição. No total, foram 35.703 atendimentos em 2023, um aumento de 5,7% em relação aos 33.777 atendimentos que haviam sido registrados um ano antes.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá