Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira todas as medidas restritivas adotadas por causa do coronavírus em Londrina

17/03/20 às 08:25 - Escrito por Murilo Pajolla
siga o Tarobá News no Google News!

Confira um resumo das medidas restritivas anunciadas nesta terça-feira (17) pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública da prefeitura de Londrina, criado para atuar no gerenciamento de proteção ao coronavírus:  

ExpoLondrina

A ExpoLondrina 2020, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, que seria realizada no mês de abril, está oficialmente cancelada pelo Município, por consenso entre as autoridades da Saúde. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EM GUARAPUAVA

Governador anuncia licitação que dará início à duplicação da PRC-466

Imagem de destaque
EM TRATAMENTO

Profissionais do IAT resgatam coruja-diabo com a asa quebrada em Pitanga

Seção referência da Polícia Científica completa 22 anos
NESTA QUINTA-FEIRA

Laboratório de genética forense da Polícia Científica do Paraná completa 22 anos

Imagem de destaque
EM CURITIBA

Major do Corpo de Bombeiros apresenta manual de atendimento a pessoas autistas

Educação municipal 

As aulas na rede municipal de ensino serão suspensas, por tempo indeterminado, a partir do dia 23 de março, próxima segunda-feira. Esta data passa a ser recomendada, também, para escolas privadas e universidades.

Asilos e hospitais 

 Serão suspensas ainda visitas aos asilos e instituições para idosos, e haverá restrição em visitas nos hospitais, que ficarão reduzidas a 15 minutos para pacientes que não possuem acompanhantes, que, por sua vez, deverão permanecer 12 horas no hospital.

Consultas e cirurgias 

Também será feito regramento para atendimento nos ambulatórios de consultas especializadas, que deverão atuar para reduzir a concentração de pacientes e definir o que é realmente prioritário. Ficarão suspensas cirurgias eletivas na rede pública a partir da semana que vem. 

NASF e CCIs

Todas as atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), para idosos, estão suspensas, bem como as dos três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs). Os idosos são a grande preocupação das autoridades da Saúde, por formarem o grupo mais suscetível.

Missas e apresentações culturais  

Outras recomendações definidas são a suspensão de cultos religiosos e missas, sessões de cinema, teatro, eventos e apresentações musicais ou culturais em espaços fechados como boates, ou que mobilizem grandes concentrações de público. 

Bares e restaurantes 

Bares, restaurantes e lanchonetes serão disciplinados a oferecer atendimento reservado para atender 50% de sua capacidade total, devendo ser respeitada a distância mínima recomendada de dois metros de distância entre mesas. Os órgãos e componentes da Prefeitura atuarão no acompanhamento e fiscalização de todos os trabalhos realizados nesse sentido.

Saúde 

Além das suspensões em grandes eventos e espaços fechados, a série de ações inclui a aquisição de equipamentos, materiais e insumos como luvas, máscaras, álcool em gel, medicamentos, contratação de mais profissionais da Saúde, horários diferenciados de atendimento em UBSs, entre outros.

O secretário Felippe Machado mencionou que qualquer pessoa que retornar a Londrina vinda do exterior, independentemente da origem, será orientada a permanecer em sua residência por um período de sete dias, caso esteja sem sintomas da doença. Se estiver apresentando sintomas, a recomendação de isolamento cresce para 15 dias.  “Trata-se de um protocolo do Ministério da Saúde e os cidadãos que estiverem voltando à cidade receberão a indicação para ficar em casa, tendo ou não os sintomas de gripe".

Comércio e transporte coletivo 

"Pediremos a ACIL que avalie a possibilidade de alterar horários de comércio e ajustar períodos de funcionários, para evitar picos nos horários de ônibus e grande concentração de gente. O transporte público deverá fazer limpeza constante dos ônibus após as paradas nos terminais urbanos e disponibilizar álcool em gel nos veículos”, acrescentou o secretário de Saúde. 

Confira abaixo o resumo das medidas:


Idosos:

Suspensão de visitas nas instituições de permanência prolongada de idosos ILPI’S (asilos)

Suspensão das atividades dos Centros de Convivência dos Idosos

Suspensão das atividades dos Núcleo de Apoio à Saúde dos Idosos


Hospitais e ambulatórios:

Restrição de visitas nos hospitais

Suspensão de cirurgias eletivas, exceto nos privados, que adotarão medidas adequadas

Saúde bucal (suspensas consultas de pacientes com problemas respiratórios)


Aglomeração de pessoas:

Cancelamento da Feira Exposição Agropecuária de Londrina

Suspensão de missas, cultos e outras cerimônias religiosas que aglomerem pessoas

Suspensão de exibições de cinema, teatro, shows, baladas e afins

Atendimento de no máximo 50% da capacidade dos bares e restaurantes, respeitada a distância de dois metros  entre mesas


Transporte público:

Implementação de medidas constantes de higienização nos veículos


Profilaxia:

Isolamento domiciliar dos que regressam de viagens ao exterior (sete dias, para assintomáticos; 15 dias, para quem apresenta sintomas da doença)

Farmácia SUS irá disponibilizar medicamentos por tempo ampliado


Divulgação de informações:

Criação do Disque Coronavírus das 7 às 19


Serviço público:

Alteração nos horários de expediente das unidades administrativas da prefeitura, quando possível para evitar concentração de pessoas

Flexibilização do home office para servidores, mediante regulamentação interna.


Educação:

Suspensão das aulas das escolas públicas e privadas a partir do dia 23 de março. Serão estudadas formas alternativas de atender às famílias dos profissionais da Saúde envolvidos no combate ao Coronavírus.

Com N.Com

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá