Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Copel elabora projeto de gestão de dados para mobilidade elétrica

02/06/20 às 15:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Copel está elaborando um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar um sistema de gestão inteligente de dados entre distribuidoras de energia e plataformas de gestão de recargas na mobilidade elétrica. O projeto é elaborado em parceria com o Senai-PR e a empresa Motiva Mobilidade S/A. 

A proposta é de criar um módulo de integração e comunicação entre os ambientes de gestão das distribuidoras de energia e das operadoras de recargas de veículos elétricos. O objetivo é que este módulo permita acionar operações de gerenciamento pelo lado da demanda (GLD) – conceito que significa controlar as cargas de energia do lado do consumidor para operar o sistema de maneira mais eficiente. 

“A ideia é criar uma solução que viabilize a troca de informações de maneira segura e eficiente. A conversa entre os dois sistemas vai permitir incrementar tanto a gestão das distribuidoras quanto a gestão nas recargas de veículos”, destaca o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali.

Leia mais:

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto

Imagem de destaque
CONFIRA

Psicanálise no teatro, Titãs, Brutas no MAC-PR e Cinema na Praça estão na agenda cultural

Imagem de destaque
EM GUARAPUAVA

Governador anuncia licitação que dará início à duplicação da PRC-466

O desenvolvimento do projeto começou em dezembro de 2019 e tem duração prevista de 24 meses. O financiamento é feito com recursos do programa de P&D regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“A intenção é disponibilizar ao setor elétrico uma nova ferramenta que contribua para avanços na gestão de energia descentralizada, gerando mais valores em eficiência energética e na operação”, detalha o gerente do Departamento de Gestão da Inovação da Copel, Gustavo Klinguelfus.

O módulo de integração segue uma tendência do mercado, que tem desenvolvido cada vez mais tecnologias para empresas de gestão de recargas de veículos e em unidades consumidoras, inclusive com uso de algoritmos de inteligência artificial e de big data.

“Será uma grande contribuição para permitir a interligação de todo o potencial de informações das distribuidoras e das empresas de gestão na demanda, com ganhos significativos em eficiência energética no uso pelos consumidores”, afirma Frank Toshioka, engenheiro eletricista da área de Mercado e Comercialização de Energia e gerente do projeto na Copel.                 

O líder da equipe no Senai-PR, Anderson de Souza Góes, e o líder da equipe da Motiva, Paulo Cesar Waidzik, destacam que a implementação do módulo de integração com as contribuições do lado do ambiente de distribuição e do lado da gestão e operação dentro das unidades consumidoras propiciará o enriquecimento de informações para gestão mais precisa e mais dinâmica, resultando em aumento de economia e eficiência energética no ecossistema.

O coordenador do projeto no Senai-PR, Nério Vicente Júnior, salienta a parceria entre as três organizações na elaboração do projeto. “É estratégica para somar as competências, expertises e recursos para o desenvolvimento dessa solução com o domínio da técnica e da operação escalando o produto com a inserção no mercado”, afirma. 

De acordo com Frank Toshioka, é um mercado muito promissor diante das discussões sobre a regulação da geração distribuída no Brasil e dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, com a redução no consumo de energia.

aen

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá