Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

DER/PR executa reforma geral em ponte na PR-439, em Santo Antônio da Platina

18/04/24 às 16:32 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), executa obra de manutenção da ponte sobre o Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. A rodovia faz ligação com Ribeirão do Pinhal, além de ter um entroncamento com a PR-436, que segue até Bandeirantes.


Atualmente, a frente de trabalho faz a cravação de estacas metálicas nos aterros das cabeceiras, para execução de novas lajes de transferência, e também os serviços de recomposição de erosão, que incluem dispositivos de contenção em gabião e muro de concreto armado junto aos pilares da estrutura.


A obra está incluída em um contrato de manutenção de oito obras de arte especiais (OAEs) em rodovias administradas pelo Escritório Regional Norte Pioneiro da Superintendência Regional Norte do DER/PR, um investimento de R$ 7.651.898,85. Somente na ponte sobre o Rio das Cinzas o investimento é de R$ 981.864,36.

Leia mais:

Imagem de destaque
FORÇA-TAREFA

Paraná manda mais 30 caminhões-pipa para auxiliar o Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
PARANÁ

Governador assina decreto de nomeação de 1.106 professores para rede estadual

Imagem de destaque
PARANÁ

47 cidades aderiram ao incentivo do Estado para atendimento da população em situação de rua

Imagem de destaque
POLICIAL

PCPR prende homem condenado por homicídio ocorrido em 1997 na Capital


Estão previstos também os serviços de reparo e recuperação das estruturas de concreto com superfícies avariadas, fissuras ou rachaduras; recuperação dos guarda-corpos danificados ou destruídos; instalação de dispositivos de drenagem nos acessos à ponte, além de limpeza, desobstrução e recomposição dos dispositivos na estrutura; a substituição das juntas de dilatação no tabuleiro; instalação de novas defensas metálicas e tachões refletivos, pintura de sinalização horizontal, e instalação de sinalização vertical; limpeza e pintura da ponte com nata de cimento, e caiação dos guarda-corpos; e também roçada da vegetação próxima e poda de galhos de árvores sobre a pista.


Com os trabalhos atuais em andamento, o tráfego de veículos acontece em meia pista, sem necessidade de interdição. A obra deve ser concluída em maio, caso as condições climáticas sejam favoráveis.


A ponte sobre o Rio das Cinzas tem 107,10 metros de extensão, largura de 12,5 metros e 11,5 metros de altura. A pista sobre ela possui 10,8 metros, sendo duas faixas de 3 metros cada, e acostamentos externos de 2,4 metros.


OBRAS – As obras deste contrato serão realizadas em sete pontes e uma galeria, beneficiando os municípios de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Salto do Itararé, Ribeirão Claro, Carlópolis, Santa Mariana e Itambaracá.


Confira as nove OAEs que serão atendidas:


Ponte Ribeirão Patrimônio na PR-151, em Salto do Itararé

Ponte Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina

Ponte Rio Bela Vista na PR-431, em Jacarezinho

Ponte Rio Ouro Grande na PR-431, em Jacarezinho

Ponte Rio Anhumas na PR-431, em Ribeirão Claro

Ponte Rio Itararé (Represa de Chavantes) na PR-218, em Carlópolis

Ponte Ribeirão Panema na PR-518, em Santa Mariana

Galeria no km 113,17 da PR-436, em Itambaracá


A localização de cada uma pode ser verificada neste mapa, na aba CP 200/2022, em referência à identificação do edital de licitação da obra.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá