Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em Centenário do Sul, mulheres recebem capacitação em hidráulica da Sanepar

27/02/24 às 08:49 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Centenário do Sul, no Norte do Estado, promoveram no sábado (24) um curso de aperfeiçoamento e atualização para encanadores voltado para mulheres. Foram repassados conteúdos teóricos e práticos visando a execução de manutenções e reparos nas instalações hidrossanitárias residenciais, tanto de água quanto de esgoto. O evento teve 20 participantes.


“Este curso, além de empoderar estas mulheres, vai ao encontro da questão da sustentabilidade”, afirmou a vice-prefeita Sueli Vechiatto, na abertura do evento. Ela agradeceu a parceria da Sanepar na mobilização de mulheres, muitas delas vulneráveis e arrimos de família. "Com o conhecimento obtido no curso, ela poderá se sentir motivada a fazer pequenos reparos na sua própria residência e também prestar serviços na sua comunidade".



A diretora da Política das Mulheres no município de Centenário do Sul, Vera Lúcia Cardoso, também destacou a parceira da Sanepar no curso especialmente voltado para o público feminino. Segundo ela, muitas participantes enviaram mensagens agradecendo a oportunidade. Vera cita uma das mensagens recebidas como a que resume o resultado do evento. “Trouxemos para casa a certeza de que somos capazes de reverter este curso em grande aprendizado e também em ações", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
25,36% DE IMUNIZAÇÃO

Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura ainda é baixa

Imagem de destaque
EMPREGO

Agências do Trabalhador disponibilizam 17,8 mil vagas no Paraná

Imagem de destaque
PROIBIDOS PELA ANVISA

Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento

Imagem de destaque
25ª EDIÇÃO

Paraná apresenta potencial do turismo náutico no Rio Boat Show 2024


A necessidade de força física para fazer os serviços e outros fatores vistos como limitantes para a atuação das mulheres foram desmistificados durante o curso. “A intenção é proporcionar conhecimento às mulheres para que elas possam fazer manutenções, sem a dependência de terceiros”, explicou a gestora ambiental da Sanepar e coordenadora da atividade, Andrea Fontes.



O curso ensina como identificar a reparar vazamentos em vasos sanitários e válvulas de descarga, além de torneiras, registros, tubos e conexões. Também aborda a importância da limpeza e conservação adequada da caixa-d'água, além da forma correta da interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto, com ênfase à função da caixa de gordura nos imóveis.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá