Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel
Londrina
Cascavel

Estado garante novas obras de saneamento em 56 municípios

21/12/17 às 14:57 - Escrito por Ellen Santos
Foto: AEN -

A Sanepar vai instalar mais 51 mil ligações de água e de esgoto em 56 municípios paranaenses. O investimento total nas obras é de R$ 1,57 bilhão, com recursos da Caixa Econômica Federal e da própria empresa. A formalização do acordo aconteceu nesta quinta-feira (21), no Palácio Iguaçu.

O contrato foi assinado pelo governador Beto Richa, o presidente da Sanepar Mounir Chaowiche, e o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, na presença de prefeitos de municípios beneficiados. O banco vai financiar R$ 1,46 bilhão, equivalente a 93,2% do total das obras.

Com os novos recursos, o Paraná conseguirá cumprir as metas do plano de Saneamento Básico de 2018, segundo o presidente da Caixa, Gilberto Occhi. “Estimamos que será o Estado com a maior cobertura de água tratada e saneamento básico do país”, afirmou Occhi.

A linha de crédito da Caixa é parte do Programa Saneamento Para Todos, do governo federal. Segundo o diretor de financiamentos de projetos de saneamento do Ministério das Cidades, Sérgio Wippel, o Paraná é referência pela capacidade de investimentos e de tomada de crédito. “As ações de saneamento do Paraná são prioridades no Ministério das Cidades pela capacidade de cumprir os prazos de financiamentos”, disse.

COBERTURA - O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, informou que o Paraná tem 100% de cobertura de água tratada. Em saneamento, o índice atual é 71% e a meta para 2018 é chegar a 75% em saneamento básico. Segundo ele, o novo programa levará as primeiras obras de esgoto para algumas localidades. “Em outros lugares, nosso planejamento apontou a necessidade de modernização ou de ampliação, com benefícios nas áreas de saúde e meio ambiente”, disse.

A Sanepar assinou o termo de adesão à Agenda 2030, das Nações Unidas, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Faz parte do trabalho da companhia preocupar-se com a saúde e qualidade de vida hoje e garantir o acesso ao saneamento e a um planeta sustentável no futuro”, afirmou Chaowiche.

Atualmente, a Sanepar atende 345 municípios no Paraná e um em Santa Catarina, além de e outras 291 localidades de menor porte. A companhia possui uma rede de 86,4 mil quilômetros de tubulações utilizadas para captação, distribuição de água potável, coleta do esgoto e lançamento do efluente tratado.

AEN

© Copyright 2022 Grupo Tarobá