Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Genomas Paraná está com inscrições abertas para bolsistas com pós-doutorado

10/04/24 às 08:28 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de bolsistas para atuar no Napi Genômica – Projeto de Pesquisa Genomas Paraná. São quatro bolsas de pós-doutorado: duas para as áreas de Genética, Biologia Molecular ou Epidemiologia e outras duas para a área de Bioinformática. As bolsas são de 40 horas semanais, com valores de até R$ 5.500, dependendo do tempo de formação como doutor. As inscrições vão até o dia 12 de abril.


O bolsista de Genética será responsável por supervisionar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em atividades como extração e quantificação de ácidos nucleicos (DNA e RNA) de amostras biológicas como sangue, saliva e fezes. O bolsista também terá responsabilidade na organização, armazenamento e gerenciamento de amostras biológicas, além de organização e gerenciamento de dados epidemiológicos e análises estatísticas correlatas. Além disso, deverá estar apto a participar de reuniões de pesquisa, escrever projetos e artigos científicos.


O bolsista de Bioinformática realizará análise comparativa com outras populações de genomas sequenciados, tanto de indivíduos brasileiros quanto de outras populações mundiais já disponibilizados publicamente. O bolsista projetará e implementará um banco de dados de variantes genéticas, e desenvolverá e aplicará pipelines de bioinformática para extração de variantes genéticas a partir de dados analisados de genomas sequenciados.

Leia mais:

Imagem de destaque
AJUDA HUMANITÁRIA

Campanha de doações do Estado já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

TCU conhece ferramentas do Paraná para promoção do desenvolvimento urbano

Imagem de destaque
PROGRAMA NACIONAL

476 pessoas privadas de liberdade tiveram documentos regularizados no Paraná

Imagem de destaque
TEMPO

Inmet emite alerta amarelo para queda de granizo e alagamentos no Paraná


O Napi Genômica – Projeto de Pesquisa Genomas Paraná é financiado pela Fundação Araucária e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), fruto de uma associação ampla entre a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que visa formar mestres e doutores na área.


Tem como objetivos apoiar o fortalecimento e o avanço da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, incentivando atividades de desenvolvimento que apresentem perspectivas de promover avanços tecnológicos ou que sejam de alta relevância social e estratégica, e financiar, por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado, profissionais para o desenvolvimento de projetos que se originarão a partir da construção do banco de dados do Programa Genomas Paraná.


Esse programa, executado em parceria com o Instituto para Pesquisas do Câncer (Ipec), busca entender as características da população do Estado, levando em consideração a saúde, o ambiente em que se vive, o estilo de vida, o histórico familiar e o perfil genético de cada pessoa. O objetivo primário é descrever o perfil genético e epidemiológico da população, começando com uma amostra representativa do município de Guarapuava.


O projeto busca identificar biomarcadores de predisposição genética para doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, a síndrome metabólica e comorbidades associadas (obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares).


Podem se inscrever todos aqueles que possuam título de doutor na área de ciências farmacêuticas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via protocolo online. As instruções para inscrição e os documentos necessários estão disponíveis no edital. O resultado final será divulgado no dia 26 de abril.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá