Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo do Paraná deve decretar estado de emergência para dengue

13/03/24 às 16:42 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O governo do Paraná deve declarar situação de emergência pública para dengue até sexta (15). Fontes consultadas pela reportagem do Paraná afirmaram que o último boletim da dengue, de terça (12), com o maior número de casos em uma semana no atual período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023, foi o estopim para a decisão. De acordo com as mesmas fontes, a pressão nas unidades de pronto atendimento e hospitais também aumentou significativamente nas últimas duas semanas.


O decreto de emergência permite que os gestores públicos destinem recursos para combater a doença com maior celeridade e sem necessidade de licitação, além de aporte do Ministério da Saúde. Fica mais fácil comprar insumos, contratar pessoas e aumentar a rede de atenção. Em nota encaminhada à redação do Bem Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que a medida está sendo estudada.


De acordo com o boletim, são 17.044 casos a mais do que o registrado no boletim da semana passada, totalizando agora 90.972 casos confirmados da doença. O informe semanal publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) traz também 12 novos óbitos, ocorridos entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro. As 12 mortes que constam neste informe são de pessoas entre dois e 92 anos, cinco delas sem comorbidades. Três óbitos ocorreram na Regional de Cascavel, nos municípios de Boa Vista da Aparecida, Lindoeste e Nova Aurora; dois óbitos foram na Regional de Paranavaí, ambos no município de Planaltina do Paraná; dois óbitos aconteceram na Regional de Londrina, em Rolândia e Londrina; e dois óbitos foram na Regional de Toledo, nos municípios de Terra Roxa e Toledo. Maringá, Siqueira Campos e Santa Terezinha de Itaipu registraram um óbito cada.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM GUARAPUAVA

Governador anuncia licitação que dará início à duplicação da PRC-466

Imagem de destaque
EM TRATAMENTO

Profissionais do IAT resgatam coruja-diabo com a asa quebrada em Pitanga

Seção referência da Polícia Científica completa 22 anos
NESTA QUINTA-FEIRA

Laboratório de genética forense da Polícia Científica do Paraná completa 22 anos

Imagem de destaque
EM CURITIBA

Major do Corpo de Bombeiros apresenta manual de atendimento a pessoas autistas


Cidades paranaenses

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decretou situação de emergência por epidemia de dengue. O anúncio foi feito na terça-feira (12). De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade já registra mais de 10 mil casos notificados e 1.280 confirmações da doença.

Agora são pelo menos 19 cidades do Estado que já declararam emergência:

Dois Vizinhos

Lidianópolis

Boa Vista da Aparecida

Quedas do Iguaçu

Cascavel

Quinta do Sol

Ivaiporã

Três Barras do Paraná

Palotina

Santa Lúcia

Espigão Alto do Iguaçu

Moreira Sales

Santa Izabel do Oeste

Paranavaí

Capitão Leônidas Marques

São João do Ivaí

Antonina

Santa Amélia

Foz do Iguaçu

Último estado do sul a decretar emergência

Desde janeiro deste ano, nove estados e o Distrito Federal já decretaram estado de emergência em saúde devido à alta transmissão de dengue no território. São eles: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com 20 óbitos pela dengue confirmados no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB) decretou, na última terça (12), situação de emergência em saúde pública no estado.O decreto foi publicado na edição desta quarta (13) do Diário Oficial do Estado. O Paraná agora é único estado do sul que ainda não decretou emergência.


Entre as capitais, Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG) também declararam emergência epidemiológica por causa da doença.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá