Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hackathon Copel reúne mais de 200 universitários neste fim de semana em Curitiba

25/11/22 às 09:46 - Escrito por Agência Estadual de Notícias

O final de semana será de desafios e muita colaboração para as equipes inscritas na maratona de inovação proposta pela Copel para estudantes de graduação de todo o Paraná. O evento reunirá alunos de 13 cidades no Instituto de Engenharia do Paraná em Curitiba, neste sábado e domingo (26 e 27). Eles já passaram por uma capacitação online no último fim de semana e conheceram as quatro trilhas propostas para o desenvolvimento de soluções, todas ligadas à recente expansão das redes elétricas inteligentes da Copel.


Participam alunos que estão cursando a partir do segundo ano ou terceiro período, além de alunos de cursos de pós-graduação. Das mais de 40 equipes inscritas, sete serão selecionadas para a final, e as três primeiro colocadas serão premiadas.


Cada equipe é composta por cinco estudantes. Além de universitários da Capital, participam estudantes de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Maringá, Medianeira, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.


De acordo com o superintendente de Inovação e Smart Grid da Copel, Julio Omori, o direcionamento é apenas temático, e os participantes terão total liberdade na elaboração das propostas. “A equipe vencedora terá a oportunidade de estagiar conosco e de participar da implantação do projeto proposto”, afirma.


REDE ELÉTRICA INTELIGENTE – O Programa Rede Elétrica Inteligente teve início em abril de 2021, na região Sudoeste do Paraná, onde os medidores antigos foram substituídos por equipamentos inteligentes em residências, indústrias e empresas urbanas e rurais. Em 2022, o programa atingiu a marca de 462 mil medidores implantados, com investimentos que somam R$ 252 milhões em atualização tecnológica. Maior programa do gênero em execução no país, ele tem como objetivo modernizar a gestão e a distribuição de energia elétrica no Estado.


Serviço:


Sábado (26)


8h30 – Abertura


9h30 – Revisão das quatro trilhas com os respectivos mentores


14h – Entrega do template inicial


18h – Entrega parcial do projeto


Domingo (27)


12h – Entrega do protótipo


18h – Encerramento


Local: Instituto de Engenharia do Paraná (Rua Emiliano Perneta, 174) – Curitiba

© Copyright 2022 Grupo Tarobá