Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ideathon Paraná: alunos de Ponta Grossa apresentam ideias criativas em gestão pública

25/11/23 às 09:51 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Ponta Grossa recebeu a sexta e penúltima etapa do Ideathon Paraná, maior maratona de inovação estudantil do Estado voltada a alunos das redes de ensino pública e privada. Durante os dois dias de evento, cerca de 100 estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, puderam desenvolver e apresentar ideias para projetos voltados para gestão pública. 


O tema do Ideathon Paraná é “Cidades Inteligentes”, abordando gestão pública dentro dos tópicos de saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e modernização dos serviços públicos. A iniciativa é da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), e prefeituras. 


Em Ponta Grossa, a equipe Techduc foi a campeã da categoria Ensino Fundamental II, com o tema educação digital. Já na categoria Ensino Médio, a equipe vitoriosa foi a Gralha Blue, com o tema de segurança pública.

Leia mais:

Imagem de destaque
NOS 32 NÚCLEOS

Governo autoriza convocação de 1.144 professores aprovados no último concurso

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Com 5,9 milhões de pessoas, Paraná chega ao maior número de empregados da história

Imagem de destaque
PARANÁ

Índice de desemprego do Paraná chega a 4,8% em 2023

Imagem de destaque
SEMANA QUE VEM

Promotoria de Justiça realiza atendimento em Matelândia, Vera Cruz do Oeste e Céu Azul


A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos é feita por especialistas em inovação designados pelo Sebrae-PR, definindo os vencedores. Eles recebem, além das medalhas, um curso de inovação e empreendedorismo. 


A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, destacou a iniciativa do Estado com os municípios para fomentar a criatividade e inovação na educação. “É essa pedagogia, com metodologia ágil e resolução de problemas que gostamos de trabalhar com esses jovens. Que seja o primeiro de muitos”, disse.


A professora Luciana Aquiles Sleutjes, chefe de Núcleo Regional da Educação, também reforçou a importância dessa experiência para os alunos. “Para esses jovens foi uma oportunidade única para colocar a criatividade à prova. Queremos que a nossa cidade seja um exemplo de qualidade de vida. Eu tenho certeza que esses dias de maratona trouxeram muitas possibilidades para os estudantes”, afirmou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá