Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Instituto apresenta novas tecnologias para criadores do bicho-da-seda

15/12/17 às 12:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Técnicos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estão levando soluções tecnológicas para aumentar a produtividade de 1,9 mil famílias de pequenos produtores criadores do bicho da seda no Estado. A intenção é aumentar a renda do negócio e melhorar a qualidade do casulo colhido.

Segundo o instituto, a orientação é levada aos agricultores durante reuniões ou encontros técnicos, além de visitas às propriedades e instalação de unidades de referência, que são propriedades modelo para outros produtores. Essas unidades estão espalhadas em 15 municípios do Noroeste do Paraná e demonstram todos os avanços tecnológicos disponíveis para a atividade, desde o campo, com novas variedades de amoreiras pesquisadas pelo Iapar, técnicas de poda, adubação, espaçamento, irrigação até a mecanização dos barracões onde as atividades são automatizadas.

De acordo com os números do Emater, a atividade movimentou R$ 39 milhões em faturamento na safra 2015/2016. Agora, as soluções tecnológicas estão levando produtores mais antigos a convencerem seus filhos a ficarem na atividade, mas com autonomia para implantar novos processos de trabalho que modernizam e aliviam o uso de mão de obra.

Leia mais:

Imagem de destaque
PIRAQUARA

Nova penitenciária de Piraquara recebe 188 detentos da Cadeia Pública

Imagem de destaque
1 TONELADA

BPFRON apreende mais de uma tonelada de maconha em Missal

Imagem de destaque
CARGA IRREGULAR

Caminhonete é flagrada com carga irregular na BR-277

Imagem de destaque
MORRETES

Homem é preso por suspeita de estuprar enteada de oito anos no Paraná

Nas unidades de referência, os produtores conhecem instalações com ergonomia moderna, permitem ao agricultor controlar e monitorar a produção em canteiros elevados, que facilitam e agilizam a atividade. O manejo com os bichos da seda também foi automatizado com roldanas sobre os canteiros elevados, o que reduziu e muito o trabalho manual e exaustivo.

Plantão Agronegócio

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá