Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Livro de colorir criado por mulheres privadas de liberdade é usado em APAE de Iporã

27/03/24 às 09:27 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Encantos da Leitura é o nome de um projeto da Polícia Penal do Paraná (PPPR) na região de Umuarama. Ele une arte, educação e ressocialização de pessoas privadas de liberdade. O objetivo da iniciativa é motivar a criatividade de detentas para desenvolver livretos para colorir para serem doados às unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).


O projeto teve início em fevereiro deste ano na Cadeia Pública Feminina de Iporã e já em março a produção estendeu-se para a unidade penal de Altônia. Já foram mais de 150 exemplares impressos, contando com a participação de seis apenadas na produção de histórias e desenhos. Atualmente em segundo livreto está em fase de produção.


A APAE do município de Iporã foi a primeira unidade a ser beneficiada pelo projeto. As crianças se conectaram com a história em uma atividade de pintura guiada pelos professores. “A imaginação das crianças foi estimulada, despertando a curiosidade, a autonomia e o desenvolvimento cognitivo através da arte. Foi muito positivo para nós”, destaca a diretora da unidade, Ilma Natale Fiorelli.

Leia mais:

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto

Imagem de destaque
CONFIRA

Psicanálise no teatro, Titãs, Brutas no MAC-PR e Cinema na Praça estão na agenda cultural

Imagem de destaque
EM GUARAPUAVA

Governador anuncia licitação que dará início à duplicação da PRC-466


O policial penal José Leocádio Miranda, idealizador do projeto, ressalta que a iniciativa supera barreiras físicas e psicológicas inerentes ao encarceramento. “Mesmo com recursos limitados, o projeto Encantos da Leitura já transformou a vida de todas as apenadas que participaram, que contribuíram com desenhos e narrativas, resultando em um livreto repleto de criatividade e expressão pessoal”, afirma.


Com a expansão do projeto, a ideia, segundo ele, é doar exemplares a escolas municipais da região.

Confira o material produzido neste link.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá