Paraná

Mais de 5 toneladas de mexilhão dourado são retiradas do Lago 2

18 jul 2018 às 20:10

Quem passa em frente ao Lago Igapó 2 se assusta com a quantidade de mexilhões retiradas da água. Só esta semana, a CMTU já tirou 5 toneladas do molusco, que é considerado uma praga. Eles são retirados aos montes, colocados em cestas e depoi na beira do lago. E essa quantidade de mexilhões dourados chama a atenção de quem passa pela beira do lago.

Com a água bem clarinha é possível ver que ainda há muitos, milhares deles ali dentro. O trabalho de retirada dos mexilhões começou na segunda-feira (16) e, por enquanto, se limita a cascata do lago. A retirada é feita de forma manual, já que produtos químicos não podem ser jogados na água.

De acordo com a CMTU, 1 caminhão cheio já foi retirado, correspondendo a mais ou menos 5 toneladas de mexilhões. Essa retirada é feita todo mês porque o mexilhão é considerado uma praga e, no Lago 2, entope os tubos de escoamento da água da chuva, aumentando as chances de transbordamento.

Estes moluscos vieram da Ásia e viraram uma praga. Eles se fixam a tudo o que encontram e se reproduzem rapidamente. Aqui, não tem predadores naturais e a superpopulação pode causar desequilíbrio ambiental. O que sai do lago é levado para central de tratamento de resíduos, já que a SEMA está fazendo um teste e incorporando os mexilhões à compostagem.

Reportagem: Ticianna Mujalli

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá