Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministério Público faz 'mutirão' para lidar com demanda no litoral durante férias

26/12/17 às 22:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Entre os meses de dezembro e fevereiro, o litoral do Paraná recebe uma grande quantidade de turistas que fazem com que a população da região mais que quadruplique em relação aos demais períodos do ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população dos sete municípios litorâneos (Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba) soma pouco menos de 300 mil habitantes, mas, no período do verão, especialmente das festas de fim de ano, chega a 1,2 milhão de pessoas.

Os números dão a dimensão do aumento da demanda por alguns serviços essenciais que pode ser observado nesse período. Para atender a população, garantindo que o atendimento público continue sendo oferecido de forma efetiva e que os direitos sociais mantenham-se assegurados, o Ministério Público do Paraná promove a Operação Litoral.

A iniciativa, realizada anualmente pela instituição, consiste na designação de promotores de Justiça para atuar nos Juizados Especiais – órgãos do Poder Judiciário voltados à solução de causas de menor complexidade, de forma mais simples, rápida e menos burocrática. Entre os casos tratados, estão denúncias de poluição sonora, situações de embriaguez ao voltante, uso de drogas e pequenos furtos.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

O promotor de Justiça Elcio Sartori, que atua na Promotoria de Justiça de Guaratuba e estará na Operação deste ano, ressalta que a maior parte das audiências realizadas no período é relacionada a queixas quanto à perturbação do sossego, muitas ocasionadas por som automotivo. “Nosso trabalho visa garantir a tranquilidade dos moradores das cidades do litoral e dos veranistas. Por isso, atuamos de forma ininterrupta”, destacou. De acordo com Sartori, são realizadas cerca de 40 audiências por dia nessa época.

Uma das atuações do MPPR durante a Operação Litoral é o acompanhamento das audiências realizadas entre as partes envolvidas em alguma ocorrência. A promotora de Justiça Claudia Luiza Tomelin, que atua na comarca de Matinhos, destaca que, como grande parte dos registros envolve turistas, é importante que a solução seja dada o mais breve possível. “Por isso, as audiências com as partes envolvidas geralmente são marcadas para o mesmo dia ou no máximo poucos dias depois”, explica.

Serviço – A Operação Litoral deste ano ocorrerá de 27 de dezembro a 5 de janeiro e o atendimento à população será feito diretamente nas sedes das Promotorias de Justiça de cada comarca. Confira os endereços de cada promotoria e acesse a Resolução 6.779/2017, da Procuradoria-Geral de Justiça, com a designação dos promotores de Justiça.

Com MP-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá