Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP-PR recomenda fim de exigência de raio-x para gestantes em concursos municipais

09/07/20 às 13:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, no Norte-Central do estado, o Ministério Público do Paraná emitiu recomendação administrativa ao Município para que sejam sanadas irregularidades em editais de concursos públicos que promovem a discriminação de candidatas grávidas. O documento foi motivado pela atual exigência de apresentação de exame de raio-x pelas candidatas gestantes, o que configura ilegalidade e pode colocar em risco a vida do bebê.

De acordo com informações da Promotoria de Justiça, uma candidata grávida que não apresentou os exames, requeridos de forma indevida, mesmo tendo sido aprovada no processo de seleção, não foi convocada, o que configura situação discriminatória.

No documento, dirigido ao Município de Londrina e à Secretaria Municipal de Recursos Humanos, o MPPR orienta que seja desconsiderado o Parecer 1.083/2011 da Procuradoria-Geral do Município – órgão também destinatário da recomendação – que trata das implicações do exame admissional em candidata grávida e seja afastado o caráter eliminatório conferido ao exame de raio-x para as candidatas gestantes. Com a medida, busca-se evitar novos impedimentos às nomeações dessas candidatas aos cargos públicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Quarta parcela do IPVA para veículos com placas 7 e 8 vence nesta segunda-feira

Imagem de destaque
AMPLIAÇÃO

Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu

Imagem de destaque
CONFIRA

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

Ao dirigir-se aos órgãos do Município, a Promotoria de Justiça destacou a Lei Federal 9.029/1995 que define como crime a prática discriminatória de “exigência de teste, exame, perícia, laudo, atestado, declaração ou qualquer outro procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez”, entre outras garantias constitucionais e constantes em convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.

Confira nota da Prefeitura de Londrina:

"O Município informa que a recomendação do MP-PR foi baseada em caso pontual, e que entretanto já tomou providências, e a candidata está sendo empossada esta semana. A Secretária de RH, Adriana Martello Valero, que se posiciona contra qualquer tipo de discriminação, disse que não admitirá tratamento anti-isonômico em sua pasta, bem como preconiza também toda a gestão do Prefeito Marcelo Belinati".

Com MP-PR 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá