Paraná

Na 1ª audiência da Publicano 2, testemunhas confirmam propina

18 ago 2018 às 09:02

A primeiras audiência da Publicano 2 foram realizadas na tarde desta sexta-feira (17) no Fórum de Londrina. Os depoimentos apontaram que auditores fiscais receberam propina para cancelar ou reduzir o valor de multas e para liberar crédito de ICMS em valores que chegaram a R$ 600 mil.

Os nove depoimentos duraram demoraram mais de 5 horas. Foram ouvidas apenas as testemunhas de acusação do Ministério Público (MP), entre eles funcionários e prestadores de serviço de diferentes empresas. 

Esse é o maior dos processos da operação Publicano, que investiga um esquema de corrupção da Receita Estadual. A denúncia do MP cita 124 fatos de crimes como organização criminosa, concussão e corrupção ativa e passiva.

Um empresário que assinou acordo de delação premiada foi ouvido como informante e admitiu que pagou para validar e receber créditos de ICMS e diminuir o valor de uma multa.

Os depoimentos continuam na próxima segunda-feira (20), quando serão ouvidas mais 16 testemunhas do MP. A partir do próximo sábado (25) começam os depoimentos das testemunhas de defesa. Os réus devem depor entre os dias 17 de setembro e 31 de outubro, por causa do grande número de pessoas.

(Colaboração: Luciane Miyazaki)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá