Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Nova integração de sistemas simplifica troca de dados entre Fazenda e Receita Federal

07/03/24 às 17:05 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle do Estado (Siafic), em execução desde janeiro deste ano, recebeu a integração de duas plataformas complementares, Veritas e Sidec, criadas para simplificar a troca de informações entre a Secretaria da Fazenda e a Receita Federal.


A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (7) em transmissão online feita pela Escola Fazendária do Paraná (Efaz), com a Logus Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento das soluções.

A iniciativa visa otimizar os processos relacionados à execução orçamentária, administração financeira e controle, fortalecendo a transparência e a comunicação das operações fiscais entre órgãos das esferas estadual e federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM GUARAPUAVA

Governador anuncia licitação que dará início à duplicação da PRC-466

Imagem de destaque
EM TRATAMENTO

Profissionais do IAT resgatam coruja-diabo com a asa quebrada em Pitanga

Seção referência da Polícia Científica completa 22 anos
NESTA QUINTA-FEIRA

Laboratório de genética forense da Polícia Científica do Paraná completa 22 anos

Imagem de destaque
EM CURITIBA

Major do Corpo de Bombeiros apresenta manual de atendimento a pessoas autistas


“Essa integração entre os sistemas auxiliares e o sistema financeiro garante a consistência e a precisão na transmissão das informações necessárias à Receita Federal”, enfatiza o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.


“Este é um processo novo, em que estamos nos ajustando às mudanças e nos acostumando às novas ferramentas. Essa integração tem um papel crucial na otimização de nossas operações”, destaca Marcia do Valle, diretora-geral da Sefa.


VERITAS – A plataforma Veritas foi criada para registrar documentos comprobatórios, como notas fiscais, para melhorar eficiência, a transparência e a segurança na gestão de documentos por parte da Receita Federal. Quando uma nota fiscal é cadastrada e validada no sistema, ela fica disponível para integração com o Siafic e, posteriormente, com outros sistemas.


A integração também permite ao Estado contabilizar retenções de INSS, Imposto de Renda e gerar declarações com informações sobre os serviços prestados pelos fornecedores do Governo, que são costumeiramente transmitidas à Receita Federal.


SIDEC – O Sidec é destinado aos órgãos públicos que precisam enviar informações à Receita Federal. Ele atende a obrigação de declarar a Escrituração Fiscal Digital de Retenções de Contribuições Previdenciárias (INSS) ou Retenções na Fonte (IR e PIS/Cofins/CSLL).


MODERNIZAÇÃO FISCAL – O Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), uma iniciativa com o intuito de conferir mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. O sistema não apenas promove a integração entre diferentes módulos e sistemas da administração pública, mas também introduz novas funcionalidades, incluindo a certificação digital nos processos internos.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá