Paraná

Paraná discute acordo com Rússia para produzir vacina contra Covid-19

11 ago 2020 às 12:40

O Governo do Paraná discute um acordo com a Rússia que pode viabilizar a fabricação de vacinas contra Covid-19. A informação foi confirmada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) nesta terça-feira (11), durante entrevista na TV Tarobá em Cascavel. Ele afirmou que deve assinar ainda nesta semana um protocolo de transferência de tecnologia com os russos, por meio do Tecpar. Acordo semelhante foi firmado com a maior empresa chinesa de biotecnologia para pesquisas e testes da vacina contra o coronavírus.

"Nossos laboratórios estão sendo preparados para isso, com auxílio das universidades. Já fizemos também uma reserva de R$ 200 milhões para compra de doses de vacinas", afirmou o governador. 

Nas primeiras horas desta terça-feira, o presidente Vladimir Putin anunciou que a Rússia registrou a primeira vacina do mundo contra a Covid-19, batizada de ‘Sputnik 5’. O nome é uma referência ao primeiro satélite lançado no espaço pela União Soviética. 

A vacina é alvo de desconfiança da comunidade científica internacional em razão da falta de divulgação de estudos comprovando a eficácia da substância. "A gente fica feliz com as notícias, mas precisa ter um respaldo científico", comentou o governador.  

Em nota, o Governo do Paraná confirmou que está em tratativas com a Embaixada da Rússia no Brasil para participar do desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.

"Neste momento, as negociações ainda estão em andamento. Dentro deste processo, na quarta-feira (12/08) haverá uma reunião técnica com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e equipe. O encontro é para definir os termos de um possível acordo entre as partes, e será coordenado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O Governo do Estado reforça que o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) é um órgão com capacidade técnica para participar do processo", informou a nota.

Ratinho Júnior visitou o Grupo Tarobá nesta terça-feira (11), quando falou sobre o retorno das aulas no Estado e concedeu entrevista ao vivo na Tarobá FM, que está disponível  em podcast. Ele é o entrevistado da próxima edição do Jogo Aberto, que vai ao ar no sábado (15), para Cascavel e região.

(Atualizada às 14h11) 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá