Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Calorão vai até 10 de maio; Paraná pode ter temperaturas 7ºC acima da média

30/04/24 às 15:31 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

Uma forte onda de calor toma conta de parte do Brasil desde o último dia 22 de abril. A previsão inicial era que esse calor fora do comum seguisse até esta quarta-feira, 1º de maio, mas as previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio de 2024. No final de semana passado, as temperaturas já atingiram níveis excepcionais, especialmente nas regiões centrais do país.


Com a ampliação dos dias de mais calor, o fenômeno deve ocorrer em dois pico, entre os dias 2 e 8 de maio. De acordo com a previsão do Climatempo, nos dias de ápice, as temperaturas podem ficar até 7°C acima da média em algumas regiões.


Em Curitiba a previsão é de que os termômetros registrem 32ºC nos dias 2 e 8 de maio. A média de temperatura máxima para o mês na capital é de 26°C. O mesmo é previsto para Porto Alegre, onde nos próximos dias, os termômetros podem marcar até 33°C. O mesmo acontece no Rio de Janeiro, que tem média de 27,8°C e pode registrar até 35°C.

Leia mais:

Imagem de destaque
AJUDA HUMANITÁRIA

Campanha de doações do Estado já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

TCU conhece ferramentas do Paraná para promoção do desenvolvimento urbano

Imagem de destaque
PROGRAMA NACIONAL

476 pessoas privadas de liberdade tiveram documentos regularizados no Paraná

Imagem de destaque
TEMPO

Inmet emite alerta amarelo para queda de granizo e alagamentos no Paraná


Impactos regionais

O Centro-Sul do país tem sido o local mais atingido pelas altas temperaturas, mas parte do Sul também registraram temperaturas 5ºC acima da média. A previsão é que todo o Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul do Mato Grosso enfrentem essa onda. (conforme mapa do Climatempo).


No sábado, Cuiabá, no Mato Grosso, registrou uma temperatura de 37.2°C. No Rio De Janeiro, Jacarepaguá marcou 36,0°C e Diamante do Norte, no Paraná, alcançou 35,3°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No domingo, a situação se repetiu, com o Rio de Janeiro novamente liderando o ranking das temperaturas mais altas do país, com diversas regiões superando os 38°C.


Persistência do calor

Essa onda de calor é causada por um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera que continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá