Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PCPR prende 14 pessoas durante operação do Maio Laranja

17/05/24 às 09:39 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 14 pessoas durante uma operação de combate ao abuso e exploração sexual infantil deflagrada nesta quinta-feira (17), em 21 municípios do Estado. A ação teve como intuito relembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no sábado (18), e faz parte da campanha do Maio Laranja.  


A PCPR ainda prendeu em flagrante três indivíduos e cumpriu nove mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Curitiba. Dos mandados de prisão, dois foram preventivos e nove condenatórios.


“Esta é uma data fundamental para conscientizarmos a população sobre a importância de preservarmos a integridade das crianças e adolescentes, além de tirarmos de circulação indivíduos que cometeram crimes de violência e abuso contra vulneráveis”, ressalta a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes.

Leia mais:

Imagem de destaque
BAIRRO UBERABA

Caminhão atropela e mata uma cliclista de 45 anos em Curitiba

Imagem de destaque
253 VAGAS

Governo do Paraná divulga resultado do concurso; veja lista

Imagem de destaque
AJUDE

Com apoio de esportistas, Saúde inicia campanha de incentivo à doação de sangue

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Empresário reage a assalto e deixa criminoso gravemente ferido em Ponta Grossa


O delegado titular do Núcleo de Proteção à Criação e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) da PCPR na Capital, Rodrigo Rederde, conta que o objetivo é tirar de circulação indivíduos que cometeram os crimes de violência e abuso sexual contra vulneráveis.


“É uma operação de resposta a esses crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Nos tiramos de circulação várias dessas pessoas envolvidas com o abuso sexual infantil. As investigações continuam. Para nós é muito importante o dia D de combate ao abuso sexual de vulneráveis”, explica Rederde.


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.


Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para relembrar esse dia com a finalidade mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de combater o abuso e a violência sexual infantil. 


PALESTRAS – Durante a primeira quinzena de maio foram realizadas 45 palestras e ações comunitárias para mais de 2.497 pessoas.


As ações tiveram como público-alvo crianças, de 6 a 17 anos, e a rede de apoio. Foram abordados temas como o semáforo do toque e o combate aos abusos sexuais.


DENÚNCIAS- Para denunciar anonimamente você pode ligar para o disque 100 ou 181. Denúncias de crimes ocorridos em Curitiba podem ser feitas pelo telefone (41) 3270-3370, diretamente à equipe de investigação.


AÇÃO EDUCATIVA – A PCPR, através do Nucria, irá realizar um evento de conscientização contra o abuso sexual infantil neste sábado (18), no Parque Barigui, das 10h às 17h.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá