Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná realiza 1ª prestação de contas ao Tesouro Nacional por meio de novo sistema

29/02/24 às 16:51 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Contabilidade-Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Fazenda, concluiu nesta semana a entrega da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) à Secretaria do Tesouro Nacional. A transmissão dos dados marca a primeira vez em que o Paraná prestou contas ao governo federal diretamente a partir do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), a ferramenta que executa a gestão financeira de todo o setor público do Estado desde o início de janeiro.


A transmissão digital da documentação ocorreu na quarta-feira (28), em antecipação ao prazo estabelecido pelo Tesouro, que encerra nesta quinta-feira (29).


A MSC é uma espécie de balancete, ou seja, resume os saldos das contas contábeis de um determinado ente federativo em um período específico. Ela oferece uma visão consolidada e detalhada da situação financeira, incluindo ativos, passivos, receitas e despesas. Trata-se de uma ferramenta de transparência e controle das finanças públicas, uma vez que permite uma visão clara e detalhada da situação financeira do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
POR R$ 87,3 MILHÕES

Publicado resultado de licitação para pavimentar trecho de Rebouças e PR-364

Imagem de destaque
PARANÁ

Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

Imagem de destaque
PARANÁ

Governo vai investir R$ 26,6 milhões para qualificar 21,2 mil profissionais até o fim do ano

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população


“É fundamental destacar a importância do processo e a dedicação da equipe da Contabilidade e dos demais departamentos da Fazenda para assegurar essa pontualidade na entrega. Além disso, nós ressaltamos o avanço que o Siafic trouxe para a prestação de contas ao automatizar a elaboração de relatórios, melhorar o processo pelo qual as informações são agregadas e permitir análises mais rápidas e eficazes”, diz Gisele Carloto, diretora da Contabilidade-Geral do Paraná.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá