Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PCPR alerta sobre o uso de armas de brinquedo

14/10/21 às 18:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta a população sobre o uso de armas de brinquedo, em especial as crianças. De acordo com a Lei Estadual nº 15.985/2008, a segunda semana do mês de outubro é destinada à orientação para o desarmamento infantil.

O objetivo principal da data é debater as consequências que o uso de armas na infância pode provocar na vida das crianças e dos adolescentes, já que o uso de armas na infância podem incentivar a criminalidade na adolescência ou na idade adulta.

Atualmente, de acordo com o Estatuto do Desarmamento - Lei nº 10.826/03, está proibida a fabricação e a venda de simulacros de armas, inclusive de brinquedo. Ficando fora da proibição apenas as réplicas e as imitações destinadas à instrução, ao adestramento, ou à coleção de usuário autorizado.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Municípios mais frios receberão R$ 4,1 milhões para atender população em situação de rua

Imagem de destaque
SAÚDE

Mais de 214 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe e outras doenças no Dia D

Imagem de destaque
PARANÁ

Gabarito preliminar do concurso já está disponível para consulta

Imagem de destaque
REDE MUNICIPAL

Mallet deverá fornecer acompanhantes especializados a alunos da rede pública com Transtorno do Espectro Autista

A PCPR alerta que a utilização de simulacros e armas de brinquedo podem acarretar em responsabilidade criminal, como por exemplo em um fato ocorrido em Jaguaraíva, nos Campos Gerais, no último sábado (9). Na ocasião, a um grupo de jovens ameaçaram e fizeram apologia ao crime com armas de brinquedo.

Os indivíduos estavam fantasiados de personagens da série espanhola “La Casa de Papel” quando, munidos de armas falsas, adentraram estabelecimentos comerciais e ameaçaram pessoas que estavam no local. Após investigação, a PCPR concluiu que os suspeitos utilizavam armas de brinquedo e fingiram um assalto.

Os indivíduos foram identificados e devem prestar esclarecimentos. Eles foram autuados pelos crimes de ameaça e apologia ao crime.

O delegado da PCPR Dereck Moura Jorge afirma que na atualidade as notícias relativas a eventos criminosos colocam a população num estado de constante medo. “O uso, porte e ostentação de armas de brinquedo, devem ser evitadas, a fim de não ampliar esta sensação de insegurança e ocasionar respostas indevidas da população.” finaliza Moura.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá