Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PCPR ministra palestras para mais de 4,7 mil pessoas no mês de outubro em todo Paraná

08/11/23 às 08:20 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou palestras para mais de 4,7 mil pessoas sobre violência doméstica, cibercrimes, serviços de polícia judiciária, rede de proteção, educação no trânsito e combate às drogas. As ações aconteceram em Curitiba, Região Metropolitana e no Interior do Estado durante todo o mês de outubro. As palestras fazem parte do programa PCPR na Comunidade e foram ministradas por investigadores e delegados da PCPR.    


De acordo com o coordenador do programa João Mário Goes, uma das frentes do PCPR na comunidade é a realização das palestras para a população com o objetivo de levar conhecimento e segurança aos paranaenses.


Leia mais:

Imagem de destaque
LEI GERAL DO ESPORTE

Promotoria divulga nota sobre proibição de entrada de torcedores do Coritiba em estádios de futebol

Imagem de destaque
TRIPLAMENTE QUALIFICADO

MPPR denuncia por homicídio homem que teria matado mulher engasgada em Curitiba

Imagem de destaque
FORAGIDO DESDE 2019

PCPR prende homem por estupro ocorrido em Palmas

Imagem de destaque
TEMPO

Testagem para dengue registra alta de 900% no Paraná já no início deste ano

"São temas e públicos de locais e idades mais variadas possíveis com o intuito de levar informação sobre a prevenção de crimes. A iniciativa é uma forma moderna que a PCPR tem de levar conhecimento sobre o assunto para os paranaenses”, completa Goes.   


Os eventos tiveram como público-alvo servidores, alunos, educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, conselheiros municipais e aconteceram em lugares como escolas, universidades e instituições públicas como secretarias e prefeituras.  


Um dos colégios que contou com a presença dos servidores da PCPR para ministrarem a palestra foi o Colégio Estadual Cívico-militar São Judas Tadeu, em Palmeira, na região dos Campos Gerais.  


O diretor da instituição, Valter Ferreira, comenta que ações como esta trazem temas relevantes e auxiliam diretamente na prevenção de crimes e uso de substâncias ilícitas.   


“Hoje a desagregação familiar e a facilidade com que as drogas são ofertadas aos adolescentes por criminosos são muitas, e isso contribui para que eles vejam os efeitos da droga no organismo e as consequências de quem se envolve com o tráfico e faz uso de drogas”, completa Ferreira.  


CAPACITAÇÃO- No início de outubro, cerca de 70 servidores da PCPR ainda participaram de uma palestra de capacitação para atendimento a autistas, em parceria com Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH). 


A iniciativa teve como objetivo abordar temas como características gerais do Transtorno Espectro Autista (TEA), convivência, questões neurodivergentes, garantias de diretos, termos adequados para o tratamento e como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família.   


O presidente da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda), Fábio Cordeiro, ressaltou que a iniciativa leva conhecimento sobre a causa para que os servidores possam atender as pessoas de maneira inclusiva, respeitando as características.   


“Quando falamos de polícia civil e segurança pública, é mais importante porque estão lidando com vulnerabilidade. Então o servidor entender sobre o TEA, saber fazer uma abordagem e um atendimento respeitoso é de extrema importância”, conclui Cordeiro.   


PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.  


SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para [email protected]. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá