Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Portos do Paraná e de Santos assinam carta de intenções para expandir cooperação

12/04/24 às 08:20 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Os dois maiores portos do Brasil assinaram, nesta quinta-feira (11), uma carta de intenções com o objetivo de desenvolver acordos de cooperação técnica. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, assinaram o documento durante uma visita técnica no pátio de triagem do Porto de Paranaguá. 


“É uma carta de intenção entre os dois portos para que possamos trabalhar para aprimorar a nossa gestão, dando a garantia ao exportador de um porto seguro. Queremos melhorar as práticas de classificação do pátio de triagem para encontrar as melhores soluções para esse mercado”, disse Garcia.


Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, a carta fará com que as equipes técnicas troquem as suas experiências. “A ideia é copiarmos e aprendermos, em conjunto com o Porto de Paranaguá, aquilo que Paranaguá já enfrentou, principalmente sobre modelagem jurídica, realização de leilões, impugnações, pensando na maior eficiência para que entregarmos os resultados esperados pelo País", afirmou Pomini.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Calendário do IPVA 2024 encerra nesta quinta-feira com 5ª parcela de veículos de placas 9 e 0

Imagem de destaque
NO PARANÁ

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa na segunda-feira

Imagem de destaque
SAÚDE

Paraná se prepara para grande onda de frio no fim de semana; interior tem alerta laranja

Imagem de destaque
VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA

Governador autoriza promoção de 2.337 policiais civis, a maior da história da instituição


De acordo com ele, a excelência em gestão dos portos paranaenses motivou a visita da comitiva. “Os números falam por si, além das premiações e o reconhecimento da excelência da gestão atual da Portos do Paraná. O Porto de Santos movimenta 174 milhões de toneladas, 30% da corrente comercial passa por ali, e a nossa ideia é copiarmos a boa gestão de Paranaguá no Porto de Santos”, declarou. 


“A Secretaria de Portos, gestora do sistema portuário nacional, vê essa iniciativa como uma excelente ação conjunta. Temos certeza que esse tipo de agenda vai proporcionar excelentes resultados”, acrescentou Ávila. 


Na quarta-feira (10), uma comitiva de Santos teve acesso aos resultados de operação e engenharia paranaense, além da infraestrutura da Portos do Paraná, durante uma visita ao cais. Já nesta quinta-feira o grupo participou de uma visita marítima, um sobrevoo de helicóptero na área portuária e acompanhou apresentações sobre gestão de contratos e convênio de delegação.


Além do diretor-presidente da Portos do Paraná, também recepcionaram os visitantes o diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo; o diretor Jurídico, Marcus Freitas; o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana; o diretor de Operações, Gabriel Vieira; e gerentes e coordenadores de diversos setores da Portos do Paraná.


Fizeram parte da comitiva do Porto de Santos o diretor de Operações, Beto Mendes, o gerente de Relações Institucionais, Guilherme Fernandes de Souza, o assessor do diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Luiz Henrique Garcia, e o gerente de Planejamento Estratégico, Rodrigo Tommasi Marinho.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá