Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeira reunião do R-20 de 2024 acontece em março e terá foco na logística reversa

24/02/24 às 14:08 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), vai promover a 18ª Reunião Ordinária do Grupo R-20 no próximo dia 7 de março (quinta-feira), no Teatro do Sesc da Esquina, das 8h às 17h30.


A reunião, que é aberta ao público, marca a continuidade das ações do grupo, desta vez com ênfase em logística reversa, economia circular, educação ambiental, tratamento de chorume, PERS-PR e marco regulatório do saneamento. Na reunião realizada no ano passado, foi definido um calendário de encontros frequentes a fim de discutir e avaliar as ações referentes a gestão de resíduos sólidos urbanos.


“Esta é a primeira das quatro reuniões gerais programadas para este ano, e isso destaca o papel fundamental do Grupo R-20 na promoção de uma gestão integrada e participativa dos resíduos sólidos urbanos no Paraná”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


O Grupo R-20 é um órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios e dos Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos das 20 regiões do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR). A divisão em 20 regiões do Paraná visa facilitar a execução do PERS/PR e as ações regionalizadas e descentralizadas.


Neste ano, continuando a parceria com a Escola de Gestão do Paraná, serão disponibilizados materiais de apoio e certificados de participação.


PAUTA – As temáticas abrangidas nas plenárias estaduais envolvem destinação adequada dos resíduos sólidos, a educação ambiental, coleta seletiva, inclusão social de catadores, logística reversa, pesquisa, ensino, extensão, disposição final de rejeitos e consórcios.


Durante a manhã destacam-se as discussões sobre o PERS-PR e o Novo Marco Regulatório do Saneamento e três cases de sucesso na gestão de RSU: Programa Municipal de Educação Ambiental contido no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Londrina e Família ECO, Termo de Referência para Licitação de projeto de Comunicação de Campo Largo e tratamento de chorume de Foz do Iguaçu.


À tarde serão discutidos Planos de Logística Reversa para baterias de chumbo-ácido, lâmpadas fluorescentes, pneus inservíveis, embalagens vazias de agrotóxicos e logística reversa de plásticos de difícil reciclabilidade, como o BOPP (embalagem de salgadinhos, de café, etc.).



INSCRIÇÕES – As inscrições do público em geral devem ser feitas no site da Escola de Gestão do Paraná por meio do link https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=2035. Para os membros representantes do R-20, titulares e suplentes, é necessário fazer uma inscrição complementar AQUI.


Caso algum munícipio ainda não tenha indicado representantes para o R-20, reitera-se a solicitação de indicação de um membro titular e um suplente (no mínimo um deles precisa ser servidor estatutário) dos municípios.


As indicações deverão ser encaminhadas ao Gabinete da Sedest por meio de ofício do prefeito ou secretário municipal contendo dados dos membros e institucionais da prefeitura (nome completo, cargo, e-mail, telefone fixo, telefone celular, e-mail e endereço da prefeitura), e deverá ser encaminhado pelo Sistema eProtocolo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá