Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Programa estadual de incentivo à cultura leva arte urbana ao Litoral do Paraná

28/11/22 às 11:33 - Escrito por Agência Estadual de Notícias

O Litoral do Paraná está ficando cada dia mais vibrante e colorido. Desde o dia 21 de novembro, municípios da região abrigam o festival Paranaguá Mais Cores, com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, o Profice. O projeto, que leva arte urbana para quatro cidades, prevê fomentar a cadeia produtiva cultural da região por meio de pinturas que carregam temáticas de valorização dos costumes locais, da preservação da memória e da autoestima da população caiçara.


Em Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá o projeto apoia murais de 12 artistas, com temáticas ligadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que integram temas como consumo sustentável, mudança climática, igualdade, inovação e diversidade.


O artista Giovanni Negromonte, um dos idealizadores do projeto, conta que o projeto tem sido a maneira mais democrática de levar arte à população do Litoral. "Ao colocar a arte no espaço público, torna-se possível o acesso da população à identidade local, democratizando o acesso, que se estabelece no caminho para escola, na ida ao trabalho, na caminhada pela cidade", comenta.


Para Giusy de Luca, umas das produtoras à frente da iniciativa, levar arte ao Litoral do Paraná é também ajudar no resgate da autoestima da população em relação ao local onde vivem. "É importante estar alinhada a projetos que tenham consciência social e ambiental e que visam revitalizar espaços urbanos para garantir que a população local se orgulhe do lugar onde vive", explica.


PARANAGUÁ MAIS CORES – O projeto Paranaguá Mais Cores começou em 2019, por iniciativa de artistas do Litoral que compreenderam a possibilidade e a necessidade de colocar arte na rua, uma vez que a cidade de Paranaguá possuía poucas intervenções urbanas na época. Três anos depois, a iniciativa já coloriu 25 murais, com muita aceitação por parte da comunidade local, porque a cidade passou a ser valorizada e revitalizada.


Além disso, ele foi um dos responsáveis pela realização do maior painel de arte urbana da região litorânea, realizado em 2021, no Aquário de Paranaguá.


Para que haja maior integração entre arte e comunidade, o final do projeto prevê que oficinas sobre o tema devem ser ministradas em sete escolas. O objetivo é que o Paranaguá Mais Cores fomente o contato inicial de crianças e jovens com o mundo da arte.


Para saber mais sobre o programa, basta acessar o site www.comunicacao.pr.gov.br/PROFICE. É possível encontrar informações sobre datas dos editais, resultados das etapas de seleção e informações para empresas que tenham interesse em incentivar a Cultura no Paraná.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá