Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Rede Elétrica Inteligente da Copel chega a mais 50 municípios do Oeste do Paraná

23/02/24 às 15:26 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Um dos maiores programas de modernização da rede de distribuição de energia da América Latina está chegando a mais 50 municípios do Oeste do Paraná, abrindo caminho para a maior fase de implantação da Rede Elétrica Inteligente da Copel até o momento.


A iniciativa, que não representa custo adicional para os consumidores, tem como objetivo primordial modernizar a operação do sistema de distribuição de energia elétrica por meio da troca de medidores convencionais por modelos inteligentes que transmitem dados para as centrais da Copel em tempo real.

“A nossa expectativa é que nessa fase, que contempla quase 670 mil medidores inteligentes, é aplicar as lições aprendidas na fase 1 e fase 2, tornando essa instalação ainda mais rápida e assertiva. Um fator importante é que já temos todo um cuidado ainda maior com a cibersegurança”, afirma o gerente do Departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição, Sergio Milani.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

Imagem de destaque
PARANÁ

Governo vai investir R$ 26,6 milhões para qualificar 21,2 mil profissionais até o fim do ano

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto


A terceira fase do Rede Elétrica Inteligente está em implantação em parceria com a Nansen, que tem experiência em soluções completas para medição de energia elétrica, focadas em smart grids, infraestrutura para mobilidade elétrica e geração de energia elétrica solar.


A instalação dos medidores será feita pela Eletromil, empresa que já forneceu serviços para a Copel durante a implantação do programa Paraná Trifásico.


O programa também contempla investimentos em equipamentos de comunicação e automação na rede elétrica, visando reduzir desligamentos e agilizar o atendimento aos clientes, tanto em serviços comerciais quanto de emergência.


REDE INTELIGENTE – A primeira fase do programa na região Sudoeste do Paraná está próxima da conclusão, com 462 mil medidores já conectados à Central de Operações da Copel. Isso significa que, em situações de falta de energia, a empresa pode identificar automaticamente a extensão do desligamento e localizar o ponto de origem da interrupção, permitindo o restabelecimento mais ágil do fornecimento para os domicílios afetados.


Enquanto isso, a segunda fase do Rede Elétrica Inteligente teve início recentemente em municípios da Região Metropolitana de Curitiba, com a instalação de 180 mil medidores. No total, o programa já está presente em 81 municípios paranaenses, com previsão de atingir 700 mil medidores em áreas como o Sudoeste e o Centro-Sul do Estado.


Ao longo de 2024, mais 400 mil domicílios devem receber o novo medidor da Copel. O investimento previsto para as três primeiras fases do programa, abrangendo toda a região Sul do Paraná, é de aproximadamente R$ 820 milhões.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá