Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sanepar inaugura primeiro Jardim de Água e Mel em parceria com Colombo

29/11/23 às 09:21 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Escola Municipal Isolina Ceccon, em Colombo, foi a primeira do município a receber um Jardim de Água e Mel da Sanepar. A inauguração contou com a presença da comunidade escolar e colaboradores do projeto.


Os Jardins da Sanepar são equipamentos especiais de preservação ambiental instalados em cidades nas quais a Companhia realiza obras de saneamento, como Agudos do Sul, Campo Magro e Colombo, atualmente participantes do projeto dos Jardins da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba. Eles incluem caixas próprias para a criação de abelhas nativas sem ferrão em escolas municipais e outros espaços comunitários.


“Que sejam as nossas escolas uma porta aberta para a gente conscientizar os nossos alunos e a nossa comunidade. Aqui temos 30 mil alunos só na rede municipal. Sabemos que os estudantes são multiplicadores do conhecimento e essa nossa juventude pode cuidar do meio ambiente, pode estar consciente sobre os desafios do futuro”, disse o vice-prefeito e secretário de Educação de Colombo, Alcione Luiz Giaretton, que agradeceu pela parceria com a Sanepar e elogiou a escola e os participantes da iniciativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
SUPRESSÃO ILEGAL

IAT indica redução de 71,5% na área de Mata Atlântica desmatada em 2023

Imagem de destaque
NOVO EQUIPAMENTO

Hospital Regional da Lapa realiza primeira cirurgia por vídeo da sua história

Imagem de destaque
DIA D

Paraná e outros três estados se unem em ações de combate à dengue nos municípios de divisa

Imagem de destaque
ALERTA DENGUE

Paraná é o quarto estado com maior número de casos de dengue


A instalação de Jardins também faz parte do "Se Ligue na Rede", programa da Sanepar sobre redes de esgoto. Outros Jardins de Água e Mel deverão ser instalados pela Sanepar em escolas e outros espaços no próximo ano. As abelhas desempenham um papel fundamental para a vida na Terra e estão ligadas a inúmeros serviços ambientais, incluindo a qualidade da água.


OBRAS – Em Colombo, a Sanepar está realizando a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário e serviços socioambientais nos bairros Atuba, Jardim Ana Rosa II, Jardim Eldorado, Jardim Esplanada, Jardim Santa Cruz, Jardim Santa Fé, Jardim Santa Tereza e Parque Embu. O investimento é de cerca de R$ 18 milhões, com o acréscimo de mais de 4.200 novas ligações prediais de esgoto na cidade. No próximo ano, a Sanepar irá investir também em obras de abastecimento em Colombo.


PARCERIA – Além dos Jardins de Água e Mel, a Sanepar está realizando outras ações socioambientais em Colombo, como o curso gratuito de Manutenção Hidráulica para Mulheres, capacitação sobre meliponicultura para professores da rede municipal de ensino e a oficinas de Confecção de Sabão Ecológico, oferecido a merendeiras, zeladores, docentes, agentes comunitários de saúde e moradores.


Em Colombo, as ações também integram o projeto Conexão Criança Natureza, da prefeitura local, e incluíram atividades como as visitas de escolares ao Museu Planeta Água, em Curitiba, a formação de agentes socioambientais e visitas a estações de tratamento de água e de esgoto.


PRESENÇAS – Também participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Lima; a produtora Clotilde Zai, pelo Meliponário Doce Paraíso, parceiro local dos trabalhos; e Roselis Augusta de Oliveira Presznhuk, Wilson Dib Junior e Patrícia Mossurunga, técnicos da Sanepar.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá