Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria da Saúde reúne milhares de gestores em Foz do Iguaçu para fortalecer o SUS

05/12/23 às 17:18 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta terça-feira (5) o evento “Saúde em movimento”, que reúne milhares de profissionais de todo o Estado em Foz do Iguaçu, na região Oeste. O evento seguirá até sexta-feira (8) e tem como objetivo atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.


“A saúde pública é uma política transversal e esse evento junta várias pontas, fala de PlanificaSUS e de outras políticas públicas, sempre insistindo e reforçando a importância da regionalização, para trazer a saúde mais perto do endereço das pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


Nesta terça, a Secretaria de Saúde realiza o 2º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná, que é uma metodologia de educação permanente em saúde, por meio da ferramenta da Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Leia mais:

Imagem de destaque
OPORTUNIDADE

Concurso com sete vagas na Polícia Penal do Paraná está com inscrições abertas

Imagem de destaque
PARANÁ

Retoma Paraná oferece oportunidade de regularização para 44 mil empresas

Imagem de destaque
IBGE

Proporção de moradores em apartamentos quase dobra no Paraná em 12 anos

Imagem de destaque
REGIÃO OESTE

Rede Elétrica Inteligente da Copel chega a mais 50 municípios do Oeste do Paraná


O PlanificaSUS abrange atualmente 835 unidades de saúde e 34 ambulatórios em diversas regiões do Estado, envolvendo aproximadamente dez mil profissionais por etapa. “Obtivemos apoio e adesão dos 399 municípios num movimento articulado que soma ações em saúde, cuidado e a proteção a vida das pessoas”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.


“Para nós é muito importante esse evento com temas tão relevantes para o Ministério da Saúde. O PlanificaSUS é uma ferramenta para operacionalizar o SUS e integrar a rede com foco principalmente no usuário, nas famílias e comunidades”, disse Aline Gonçalves Pereira, assessora técnica do gabinete da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS).


Durante os próximos dias de evento serão realizados o 2º Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias em Ação (Estação Informática); o 4º Acolhimento do Programa Mais Médicos para o Brasil (com profissionais das macrorregiões Oeste, Norte e Noroeste); a 6ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná; a 313ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Paraná; a Reunião Técnica da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar); e a Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (CIEDEPAR).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá