Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Servidores municipais receberam auxílio emergencial

29/05/20 às 13:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Após um levantamento realizado em conjunto com a Controladoria-Geral da União apontar que 10.648 servidores, de 388 prefeituras do Paraná, podem ter recebido indevidamente o auxílio emergencial do governo federal em decorrência da pandemia da Covid-19, o Tribunal de Contas do Estado atua em três frentes.

Em comunicado enviado aos prefeitos, o TCE-PR lembra que os agentes públicos que omitiram essa informação para receber indevidamente o benefício cometeram os crimes de estelionato e falsidade ideológica - já que ao fazer o cadastro, o interessado tinha que declarar que não possuía vínculo de trabalho com órgão público. O Tribunal também alerta que cada município deve analisar as possíveis infrações disciplinares cometidas por seus servidores neste caso.
Para contribuir com o ressarcimento ao cofre federal, o TCE-PR indica no comunicado aos prefeitos o canal eletrônico criado pelo Ministério da Cidadania para a devolução de valores recebidos indevidamente.

Cascavel

Leia mais:

Imagem de destaque
CURSO DE MANEJO

IAT vai promover ações para preservação dos jacarés-de-papo-amarelo na Ilha do Mel

Imagem de destaque
DIFERENÇA POSITIVA

Superávit orçamentário do Paraná cresceu 1.553% de 2019 a 2023, aponta balanço da Sefa

Imagem de destaque
NOVAS METAS

Paranaprevidência celebra 25 anos com patrimônio de R$ 10,2 bilhões e 134 mil beneficiários

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná

O Município de Cascavel ainda não teve acesso à lista com os nomes dos servidores que teriam recebido o auxílio emergencial. O Tribunal de Contas do Paraná deverá encaminhar essa lista nos próximos dias e, com ela em mãos, o Município irá conferir os nomes para saber se ainda são servidores. Alguns ex-servidores, que hoje estão sem emprego, comunicaram ao Departamento de Gestão de Pessoas que ao solicitarem o benefício apareceram ainda como servidor público, mesmo já não fazendo mais parte do quadro funcional do Município. No caso de servidores efetivos que tenham recebido o benefício, há possibilidade de responderem a um processo administrativo, por se tratar de uma infração disciplinar funcional.

Foz do Iguaçu

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu informa que até o momento não tem conhecimento de nenhum servidor que tenha recebido, de maneira indevida, o auxílio emergencial distribuído pelo Governo Federal devido à pandemia de coronavírus – COVID 19.

O controle das informações de quem recebeu os recursos emergenciais, bem como o cruzamento dos dados é de responsabilidade do Governo Federal, sendo assim o município não têm acesso a essas informações.

Caso os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização do auxílio identifiquem alguma irregularidade ou fraude envolvendo qualquer servidor, o município está à disposição para auxiliar na tomada de medidas para restituir os devidos valores aos cofres públicos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá