Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TCE-PR emite parecer pela irregularidade das contas de 2013 de Santana do Itararé

26/06/18 às 11:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu Parecer Prévio recomendando a desaprovação das contas de 2013 do Município de Santana do Itararé (Norte Pioneiro), de responsabilidade do então prefeito, José de Jesus Isac (gestão 2013-2016). O ex-gestor foi multado.

A análise técnica realizada pela Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) apontou seis irregularidades nas Prestação de Contas Anual (PCA): divergências de dados entre o Balanço Patrimonial do Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal (SIM-AM) e a contabilidade; contas bancárias com saldo negativo, totalizando R$ 184.433,58;  falta de repasse de contribuições patronais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no valor de R$ 21.323,38; ausência de parecer do Controle Interno, que contemple todo o exercício de 2013, e do relatório de funcionamento da unidade de Controle Interno. Em seu parecer, o Ministério Público de Contas (MPC-PR) acompanhou o entendimento da unidade técnica.   

 

Leia mais:

Imagem de destaque
EM GUARAPUAVA

Governador anuncia licitação que dará início à duplicação da PRC-466

Imagem de destaque
EM TRATAMENTO

Profissionais do IAT resgatam coruja-diabo com a asa quebrada em Pitanga

Seção referência da Polícia Científica completa 22 anos
NESTA QUINTA-FEIRA

Laboratório de genética forense da Polícia Científica do Paraná completa 22 anos

Imagem de destaque
EM CURITIBA

Major do Corpo de Bombeiros apresenta manual de atendimento a pessoas autistas

Defesa

José Isac comprovou a regularidade de quatro dos seis itens apontados. Em relação à divergência de dados entre o Balanço Patrimonial do SIM-AM e o da contabilidade, o então prefeito alegou que houve formatação do servidor e não havia outra fonte de armazenamento de dados, o que prejudicou o envio do SIM-AM 2013 completo ao TCE-PR. Essa impropriedade foi regularizada com a apresentação de novo Balanço Patrimonial. Quanto à ausência de parecer e relatório da unidade de Controle Interno, o gestor encaminhou novo documento que contempla todo o exercício de 2013.

Com relação à falta de repasse de contribuições patronais ao INSS e à existência de contas bancárias com saldos a descoberto, o relator do processo, conselheiro Fernando Guimarães, concluiu pela manutenção das irregularidades, apontando a ausência de extratos bancários que comprovam o argumento da defesa.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá