Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tecpar já pode fazer ensaios de migração de embalagens plásticas

21/06/18 às 16:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) obteve a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para fazer ensaios de migração de embalagens plásticas. Com a acreditação, o Tecpar pode oferecer à indústria alimentícia ensaios para dar maior segurança alimentar aos produtos que levam embalagens plásticas.

A indústria de alimentos e bebidas precisa hoje atender a requisitos mínimos referentes à embalagem plástica dos produtos. Uma das resoluções a ser atendida é a RDC 51/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre migração em materiais, embalagens e equipamentos plásticos destinados a entrar em contato com alimentos.

A migração é o termo técnico que designa a passagem de substâncias presentes nas embalagens plásticas aos alimentos. A normativa da Anvisa impõe o limite máximo de migração permitido.

Leia mais:

Imagem de destaque
NOROESTE

PCPR na Comunidade atende mais de 3,4 mil pessoas em Manoel Ribas e Maringá

Imagem de destaque
CENSO

Frota de veículos cresce 12% no Paraná em cinco anos e passa de 8 milhões

Imagem de destaque
CENTENÁRIO DO SUL

Judiciário determina bloqueio de bens de pessoas envolvidas em desvio de recursos de entidade de educação

Imagem de destaque
LOGÍSTICA RESERVA

Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho

Para atestar a qualidade de seus produtos, empresas do ramo de alimentos e bebidas buscam o Tecpar para fazer ensaios nas embalagens. A normativa usada por técnicos do instituto para balizar os ensaios define, por exemplo, quais soluções melhor simulam o contato entre o alimento e a embalagem, diz Augusto Pola, engenheiro de alimentos do Tecpar.

“Este é um serviço que vem sendo oferecido há 20 anos pelo instituto. Com a acreditação pela Cgcre, temos um selo que atesta a qualidade dos nossos ensaios para o mercado, que demanda essa solução. Somos um dos poucos laboratórios do Brasil a ter a acreditação para migração de embalagens no escopo de plásticos”, ressalta Pola.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Tecpar, Julio Salomão, diz que o foco do instituto é apoiar o cliente para que ele obtenha valor a sua empresa. “Isso significa que não vamos só prestar o serviço para o cliente que se apresenta no balcão do instituto, mas sim oferecer soluções para que ele agregue valor a seus produtos e serviços”, afirma.

A área de alimentos é um dos segmentos em que o Tecpar realiza desenvolvimento de soluções tecnológicas e prestação de serviços. O instituto oferece ainda ensaios e soluções tecnológicos em áreas como Saúde, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia de Materiais, Agronegócio, Certificação e Inspeção, Assessoria em Negócios e Medições e Validação.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá