Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Trabalho voluntário: mais de 20 mil abelhas são retiradas de enxame no centro da cidade

19/11/19 às 21:24 - Escrito por Ana Carolina Contato
siga o Tarobá News no Google News!

Três apicultores retiraram voluntariamente, na noite desta terça-feira (19), um enxame com mais de 20 mil abelhas instalado na região central de Londrina. "Recebemos reclamações de moradores da região e transeuntes, pois mais de 50 pessoas já teriam sido picadas. Por isso, viemos recolher as abelhas e levá-las para uma propriedade em Ibiporã", afirmou o apicultor Roberto Lourenço. 

De acordo com ele, o enxame alojado em um armário onde funcionava uma central de monitoramento por câmeras deve ter recebido os primeiros insetos há muitos anos, mas só agora começou a fazer vítimas. "Uma mãe que passava com seu bebê pelo local tentou fugir das picadas correndo para o meio da rua e quase foi atropelada; Londrina não conta com um serviço municipal de retirada de colmeias, então fazemos isso de forma voluntária", salientou Lourenço. 

As abelhas fizeram moradia na Rua Bahia, próximo ao cruzamento com a Rua Rio Grande do Norte: no armário de aço já enferrujado, foram produzidos cerca de 40 litros de mel, transportados ainda nos favos. "Conseguimos retirar quase todas e provavelmente as poucas que sobraram devem migrar para outro lugar", completou o apicultor.

Leia mais:

Imagem de destaque
'AUJUDANTES'

Paraná sedia pela 1ª vez Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate

Imagem de destaque
ENCHENTES

Paraná arrecada doações para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
AUMENTO

Com 36 mil vagas, Paraná liderou contratação de jovens no 1º trimestre na região Sul

Imagem de destaque
NATUREZA

Paraná tem 55 mil hectares em Reservas Particulares de Patrimônio Natural

Até 1998, o Corpo de Bombeiros era o responsável por afugentá-las, mas a lei federal de crimes ambientais proibiu o extermínio de abelhas - além do pagamento de multa, o autor do crime pode ser preso.

Colaborou: Alex William.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá