Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Unicesumar lança cursos de engenharias e arquitetura em Apucarana

19/01/18 às 13:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Apucarana será uma das primeiras cidades brasileiras a receber a metodologia Híbrida da Unicesumar. A instituição uniu o melhor da educação a distância e o melhor da formação presencial para criar os cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo Híbrido. A metodologia já é apontada por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país.

Serão oferecidos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

 O novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes - uma calamidade - a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto Híbrido Unicesumar.

Leia mais:

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto

Imagem de destaque
CONFIRA

Psicanálise no teatro, Titãs, Brutas no MAC-PR e Cinema na Praça estão na agenda cultural

Imagem de destaque
DENGUE

Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná

De acordo com o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, o Híbrido Unicesumar é uma metodologia inovadora que oferece “qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, material didático próprio e estrutura física que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas”, ressalta.

 Lançamento em Apucarana

A Unicesumar em Apucarana lançará oficialmente o modelo Híbrido no dia 24 de janeiro, às 18:30, no polo presencial localizado na Avenida Irati, 753. Na oportunidade, estará presente o ex-professor de engenharia da UNESP e doutor em engenharia de produção pela POLI/USP, Vagner Cavenaghi que irá proferir a palestra “Novas diretrizes nacionais para as engenharias para sua melhoria e fortalecimento”.

Cavenaghi, que atualmente é o diretor administrativo financeiro da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, afirma que o ambiente da sala de aula nos cursos de graduação em Engenharia está em constante modificação nas melhores instituições de ensino no Brasil e no mundo. “Nos últimos 10 anos pode-se observar avanços positivos e experiências inovadoras se comparado ao início do ambiente herdado do século XX”, explica.

 Segundo ele, instituições públicas e privadas experimentam e consolidam métodos de ensino aprendizagem, presencial e não presencial, buscando uma nova identidade na formação de engenheiros melhor preparados para os desafios do mundo profissional para o desenvolvimento do nosso país.

 “A Unicesumar, sensível a essa tendência de repensar o modelo educacional do século XXI, não economizou esforços e criou uma proposta de formação de engenheiros e arquitetos disponibilizando para a sociedade brasileira o modelo de ensino híbrido. O Brasil necessita de transformações estruturais por meio de engenheiros melhor qualificados. A Unicesumar reinventa o ensino para que os alunos egressos de seus cursos de engenharia e arquitetura transformem o mundo”, conclui.

Como funciona o Híbrido Unicesumar

A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via ambiente on-line), dois dias de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença. A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

Os interessados nesse modelo podem fazer a pré-inscrição no site www.unicesumar.edu.br/hibrido. As aulas iniciam em fevereiro.

Assessoria

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá